Acim alerta para “reportagem” enganosa

Adriano Luiz Martins alerta o empresariado para possível golpe na cidade de promessa de reportagem televisiva

O presidente da Associação Comercial e Industrial (ACI) de Marília, Adriano Luiz Martins, está alertando os comerciantes e empresários em geral, para recente tentativa de golpe sendo aplicado no comércio de Marília, com a promessa de uma reportagem empresarial televisiva que passa a ser o motivo do mais novo golpe a ser aplicado na cidade. “Eles prometem uma reportagem na TV falando da empresa, e ao enviar o documento explicativo nas entrelinhas está o compromisso de pagamento mensal por algo que não será feito como apresentado verbalmente”, disse o presidente da associação comercial local ao conversar com um empresário que suspeitou do caso e recusou a proposta ao perceber a possibilidade do golpe. “É mais um novo tipo de golpe relacionado a propaganda”, comentou ao lembrar da propaganda em listas telefônicas que já se tornou num golpe tradicional no País.

Segundo Adriano Luiz Martins este golpe tem como objetivo atingir empresários recentes em que as empresas são emergentes. “Eles conseguem os dados cadastrais da empresa, e num texto, no mínimo estranho, apresentam a proposta sem embasamento e com muitos argumentos, diferente do que foi falado ao telefone”, disse ao ouvir do empresário que quase foi vítima do golpe, e que poderia ser lesado em mais de R$ 7 mil. “Desde o endereço eletrônico, até o nome da emissora, chamam atenção para algo estranho”, comentou Adriano Luiz Martins que ao conversar com o empresário, também percebeu suspeitou do golpe. “No documento em que pede a autorização da veiculação vem de maneira subliminar a cobrança em 12 parcelas, ou seja, não se trata de uma reportagem e sim de uma publicidade”, questionou o presidente da Acim que concorda com o fato das informações serem desencontradas.

Para Adriano Luiz Martins essa é mais uma forma de ludibriar o empresário, na expectativa de “pegar” um empresário desinformado e desatento. “Todos esses golpes articulados só conseguem sucesso se o empresário não for organizado e nem atencioso com o que fala, lê e assina”, alertou o presidente da associação comercial mariliense ao lembrar dos golpes: do cartório, da cobrança bancária indevida, da publicidade, do escritório de contabilidade, de pesquisa de satisfação e tantos outros que tem no empresário desatento e desorganizado as principais vítimas. “A orientação da Acim é na dúvida, consultar os dados do proponente e conheça melhor e mais profundamente com quem está negociando”, comentou. “A desconfiança faz parte da negociação”, orientou o dirigente da Acim ao fazer o alerta e colocar a disposição para assessorar.

Caso algum empresário de Marília tenha dúvidas quanto a pessoa ou empresa com quem está negociando, entre em contato com a Associação Comercial e Industrial de Marília que existem meios de se conseguir informações cadastrais de CNPJ e CPF em questão de minutos. “Independente da negociação que esteja havendo, se em algum momento o empresário tiver dúvida, consulte a Acim sobre a empresa ou pessoa com quem está negociando que é possível saber de quem e do que se trata”, anunciou Adriano Luiz Martins ao agradecer o empresário pela denuncia e a possibilidade de alertar os demais. “Isso é importante para evitar que outros sejam vítimas e que tenham prejuízos”, elogiou Adriano Luiz Martins.

Acim alerta para “reportagem” enganosa