Atendimento: [14] 3402-3300

Acim estuda fechamento do comércio 11 vezes no ano

José Augusto Gomes, superintendente da Acim, prepara calendário de funcionamento para o comércio em 2019

Visando preparar o calendário especial de funcionamento do comércio de Marília para o ano de 2019, a diretoria da Associação Comercial e Industrial (ACI) de Marília observou 11 fechamentos obrigatórios em dias úteis para o varejo em geral no próximo ano, o que passa a ser um número considerado elevado, em dias de dificuldades nas vendas. “O fechamento prejudica em todos os sentidos, em virtude de que para vender, a loja precisa estar aberta”, falou o presidente da associação comercial mariliense, Adriano Luiz Martins, que prepara a apresentação do calendário do comércio de Marília, para a próxima assembleia geral extraordinária convocada para o dia 05 de Dezembro, na sede da entidade, a partir das 8 horas, quando será decidido o calendário de funcionamento das lojas da cidade.

O mês de Novembro de 2019 é o que tem mais feriados: dois deles – 02 no Dia de Finados, o primeiro sábado do mês; e 15 de Novembro, na Proclamação da República, que será numa sexta-feira. Os demais meses do ano, no máximo com um feriado cada, exceto os meses de Fevereiro e Agosto, que serão completos. “Apesar do mês de Fevereiro ser curto, com 28 dias, não haverá feriado em dias úteis”, festejou o superintendente da Acim, José Augusto Gomes, que está formatando as sugestões da diretoria para o funcionamento do comércio de Marília para a próxima temporada. “Vamos votar mês a mês, e escolher os dias de funcionamento especial e a noite”, recordou o dirigente.

O Carnaval em 2019 será no mês de Março, dia 05, enquanto que Dia de Tiradentes, 19 de Abril, será uma sexta-feira; No mês de Julho tem o dia da Revolução Constitucionalista, Dia 09, que será numa terça-feira, quando as lojas de Marília deverão funcionar até as 17 horas. O dia 07 de Setembro será no primeiro sábado do mês. “Essas são datas que precisamos respeitar e que normalmente complica para o comércio”, acrescentou Adriano Luiz Martins que é favorável a abertura do comércio em geral de forma facultativa. “Cada comerciante sabe da necessidade de abrir e fechar a loja”, defende o dirigente a liberdade de escolha do comerciante. “Para isso é preciso respeita a Lei e o Dissídio Coletivo”, apontou os complicadores que encarecem a abertura das lojas em dias não estipulados pelo comércio em geral.

As datas comemorativas de grande apelo comercial em 2019 serão quase todos nos finais de semana. Dia das Mães e Dia dos Pais, sempre aos domingos, ou seja, não atrapalham em nada, mas direcionam o comércio aberto na sexta-feira anterior até as 22 horas. O Dia dos Namorados será numa quarta-feira, mas as lojas não fecham neste dia. O Dia das Crianças, dia 12 de Outubro, será num sábado, o que normalmente já acontece com funcionamento até as 17 horas. “Não será um ano totalmente ruim, mas com poucos dias de paralisação, o que nos remete a acreditar que será um bom ano para o comércio em geral”, disse o presidente da Acim animado com a previsão para 2019. “Sem contar que vivemos um momento de esperança politicamente, além de grande expectativa de melhora na qualidade de vida da população”, disse eufórico.

Acim estuda fechamento do comércio 11 vezes no ano
Avalie esta postagem

Seja um associado

Independente do porte e segmento da sua empresa, na ASSOCIAÇÃO certamente existe um benefício perfeito para vocé

Dúvidas?