Acim marca assembleia para discutir calendário de 2019

Abertura e fechamento das lojas de Marília serão discutidas em assembleia na associação comercial

A diretoria da Associação Comercial e Industrial (ACI) de Marília marcou para o dia 05 de Dezembro, quarta-feira, as 8h30, a assembleia geral extraordinária para discutir com os comerciantes associados o calendário de abertura especial do comércio de Marília para o ano de 2019, na sede da entidade. “Queremos combinar tudo que faremos na próxima temporada, para que comerciantes e comerciários se organizem e que o consumidor saibam quando o comércio funcionará”, disse o presidente da associação comercial local, Adriano Luiz Martins, ao publicar o edital de convocação, conforme prevê o estatuto da entidade. “É uma reunião importante em que os comerciantes deveriam participar em grande número, pois, afeta a todos”, avisou.

De acordo com Adriano Luiz Martins essa assembleia é soberana, ou seja, o que for decidido ali, todos terão que acatar. “Fazemos tudo com base na lei federal e municipal, ou seja, nos planejamentos como vamos fazer para trabalhar mais e atender melhor os consumidores”, comentou o dirigente que considera importante o planejamento prévio da abertura das lojas e das campanhas promocionais. “Vamos discutir mês a mês quando abriremos, e quando fecharemos e o que vamos utilizar como atrativo para as vendas”, acrescentou ao lembrar que o momento para a discussão do funcionamento das lojas é agora. “Depois que estiver decidido é bem complicado mudar”, avisou ao acreditar na presença de um bom número de pessoas.

Com a assembleia a diretoria da Acim irá apresentar o calendário e discutir a abertura das lojas aos sábados, domingos e feriados e os fechamentos nos feriados nacionais, estaduais e municipais, bem como a abertura no período da noite. “Por isso que todos devem opinar, sugerir e argumentar”, convocou Adriano Luiz Martins ao chamar a atenção para a importância do encontro. “Depois que for decidido a Acim fará o cumprimento do calendário, inclusive produzindo o calendário que será distribuído gratuitamente para todos os envolvidos”, enfatizou o dirigente da associação comercial que lembra a necessidade de se respeitar a lei orgânica do município para este fim. “Na realidade todos podem abrir e fechar quando quiserem”, explicou. “Mas isso complica em custos, compromissos trabalhistas e acordos no dissídio coletivo”, avisou. “Uma vez sendo coletivo, é mais simples e fácil de se organizar”, completou ao mostrar a importância desta assembléia.

As sugestões serão apresentadas e os comerciantes com direito a voto poderão votar nas propostas apresentadas, sempre de forma separada. “Aqueles que defendem a abertura de todos os sábados o momento é agora para se discutir”, apontou. “Aqueles que são contra a abertura a noite, também devem participar e argumentar”, comparou. “Aqueles que querer propor algo novo, diferente e ousado o ambiente para isso é esta assembleia”, propôs o dirigente ao lembrar que as lojas que fazem parte de shopping center, galerias, postos de gasolina, farmácias e outros segmentos, são regidos por lei federal, estadual e municipal de forma diferenciada. “Nossa conversa será sobre o varejo em geral”, ampliou o presidente da Acim.

Acim marca assembleia para discutir calendário de 2019