Atendimento: [14] 3402-3300

Acim participa de reunião sobre Conselho Municipal

Encontro realizado no Quality Hotel Sun Valley continua discutindo a cidade de Marília para o futuro

 

Reunião realizada entre alguns empresários e lideranças da cidade de Marília aconteceu nas dependências do Quality Hotel Sun Valley, visando a discussão sobre a criação do Conselho Municipal de Desenvolvimento (Codem) em Marília, o que vem sendo motivo da pauta dos encontros realizados desde Dezembro do ano passado entre um grupo interessado na criação deste conselho. “Mais uma etapa sobre a consolidação do conselho aconteceu, para um importante passo em favor da constituição do grupo”, disse Adriano Luiz Martins que esteve participando do encontro que promoveu a vinda da consultora Márcia Santin, na área de formação de governança da sociedade civil e planejamento estratégico de cidades. “Ela ressaltou pontos importantes para a formação do grupo mariliense”, disse o dirigente da Associação Comercial e Industrial de Marília.

No encontro realizado entre o empresariado mariliense, a convidada mostrou aspectos organizacionais para a criação e manutenção do conselho municipal que visa a discussão, sugestão e monitoramento de ações que promovam a infraestrutura adequada para a cidade no futuro. “O Codem tem personalidade jurídica e é formado por entidades do município que querem uma cidade no futuro de forma adequada”, comentou Márcia Santin, ex-diretora executiva do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá/PR. “As megatendências que Marília sofre ou sofrerá são: mudanças demográficas e sociais, deslocamento do poder econômico, urbanização acelerada, avanços tecnológicos, aumento da dívida pública e mudanças climáticas e escassez de recursos”, apontou. “A cidade precisa de um planejamento a médio e longo prazos para estas questões inevitáveis”, mostrou a especialista.

De acordo com Márcia Santin o desenvolvimento não é um resultado automático do crescimento econômico, e sim o resultado das relações humanas, do desejo e da vontade das pessoas de alcançarem uma melhor qualidade de vida para todos. “Marília está de parabéns em começar a se preocupar com a cidade para o futuro”, elogiou a consultora que sugere discutir e identificar as potencialidades; as oportunidades; as vantagens competitivas; os problemas crônicos; e ter conhecimento sobre os limites e obstáculos para o desenvolvimento. “Uma vez identificados é possível escolher vocações, estabelecer metas, definir estratégias e prioridades, bem como monitorar e avaliar resultados”, explicou a consultora paranaense.

Para Adriano Luiz Martins depois de promover a apresentação do Prefeito da cidade de Maringá, Silvio Barros, em Dezembro na sede da Acim, autor do Codem naquela cidade há mais de 20 anos, uma comitiva mariliense esteve na própria cidade de Maringá para conhecerem a sede daquela Codem e algumas das ações realizadas, sendo agora a vez do encontro em Marília para início da constituição do grupo fundador do Codem mariliense. “Vamos promover outros encontros e começar a desenhar o que queremos e o que podemos realizar neste sentido”, falou o presidente da associação comercial que ao lado de outras entidades do município pretende criar o Codem de Marília. “Vamos unir forças e formar um fórum permanente de discussão sobre o desenvolvimento da cidade”, planeja o dirigente para um breve e novo encontro neste sentido.

Acim participa de reunião sobre Conselho Municipal
5 (100%) 1 vote

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja um associado

Independente do porte e segmento da sua empresa, na ASSOCIAÇÃO certamente existe um benefício perfeito para vocé

Dúvidas?