Atendimento: [14] 3402-3300

Alternativas de receitas e oportunidades são apresentadas

Adriano Luiz Martins, vice-presidente da Facesp, se reúne com representantes de associações comerciais da região

O vice-presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Adriano Luiz Martins, atual presidente da Associação Comercial e Industrial de Marília, apresentou em recente reunião realizada entre os presidentes e executivos de associações comerciais do centro-oeste paulista, alternativas de receitas para a instituição e ainda oportunidade de recuperação de impostos para os comerciantes em geral. “Neste momento delicado que vivemos, com a pandemia ainda prejudicando o varejo em geral, são duas situações que podem ser articuladas neste período e rentáveis”, disse o dirigente de Marília ao apresentar o projeto das mini usinas de energia fotovoltaicas e a oportunidade de empresas que sejam optantes pelo regime do Lucro Real ou Lucro Presumido, a excluírem o valor do ICMS quando da apuração do Pis/Cofins.

Com encontro realizado na cidade de Echaporã, os dirigentes das associações comerciais se encontraram pela primeira vez presencialmente após a quarentena com reclusão nos últimos meses, respeitando todos os protocolos de segurança, com distanciamento pessoal, higienização constante e o uso de máscaras faciais o tempo todo. “Foi importante o encontro realizado, pois, mesmo sendo virtual como estávamos fazendo, é na presença física que nos sentimos mais próximos e os debates fluem melhor”, disse Adriano Luiz Martins que resolveu atender o desejo da maioria em promover o encontro presencial com os protocolo de disciplina. “O comércio já deu muitas demonstrações sobre a preocupação da pandemia e os cuidados necessários para supera-la”, defendeu o vice-presidente da Facesp, que organizou um encontro mais breve do que o habitual.

Com o exemplo da criação da mini usina de geração de energia fotovoltaica em pleno desenvolvimento pela Associação Comercial e Industrial de Marília, Adriano Luiz Martins, procurou mostrar as vantagens e as preocupações em desenvolver o sistema que é rentável a médio e longo prazos. Mostrou como surgiu a ideia, bem como foi a construção da usina e como está sendo a captação da energia e a troca por créditos junto a CPFL. “Procurei levar a eles a parceria que temos com o Sicredi-Marília, que tem linha de crédito para viabilizar o processo de produção de energia para as indústrias, lojas e residências”, disse o dirigente entusiasmado com a proposta e na garantia de uma economia representativa, bem como a preocupação com o meio ambiente com menos produção de CO2. “A proposta é completa e viável. É preciso começar”, defendeu o vice-presidente da Facesp.

O outro assunto na pauta foi quanto a decisão judicial definitiva, conseguida pela associação comercial mariliense, que dá direito aos seus associados, que sejam optantes pelo regime do Lucro Real ou Lucro Presumido, a excluírem o valor do ICMS quando da apuração do Pis/Cofins. “Essa é uma oportunidade que, além de excluir o ICMS na base de cálculo do Pis/Cofins para as próximas apurações, os beneficiados podem recuperar todos os valores pagos indevidamente desde 2012, ou seja, são mais de 8 anos de recuperação de tributos”, destacou Adriano Luiz Martins, ao propor a ideia a ser expandida aos associados. “A recuperação desses valores pode ajudar no fortalecimento da empresa”, defende o dirigente regional.

As vendas no final do ano, as campanhas promocionais, as feiras irregulares, os serviços com a Boa Vista, bem como a pandemia da Covid-19 em geral, foram alguns dos assuntos que chegaram a ser comentados, mas que não estavam na pauta, porém, algumas associações comerciais opinaram a respeito. “É importante saber como está performance de cada uma delas”, agradeceu o vice-presidente da Facesp pela presença da maioria.

 

Alternativas de receitas e oportunidades são apresentadas
Avalie esta postagem
Siga-nos e curta-nos:

Seja um associado

Independente do porte e segmento da sua empresa, na ASSOCIAÇÃO certamente existe um benefício perfeito para vocé

Dúvidas?