Atendimento: [14] 3402-3300

Apesar do feriado, lojas abrem até as 17 horas

Apesar do feriado de 9 de Julho, lojas de Marília abrem normalmente nos corredores comerciais

 

As lojas do comércio de Marília abrem nesta segunda-feira, dia 9 de Julho, feriado estadual, até as 17 horas. A decisão é dos lojistas que através de assembleia geral extraordinária na sede da Associação Comercial e Industrial (ACI) de Marília tomaram, como de costume, em virtude de ser um dia importante para o comércio varejista em período de vendas instáveis. “Ainda mais depois da Copa do Mundo que diminuiu o tempo de trabalho no comércio neste mês”, alegou o presidente da entidade, Adriano Luiz Martins, que apoia a iniciativa dos comerciantes no sentido de abrirem as lojas neste feriado estadual. “Sem vendas o comércio não se mantém”, disse de forma óbvia o dirigente que é comerciante.

No final da década de 90 a Associação Comercial e Industrial de Marília entrou com uma liminar na Justiça Federal para fazer valer o desejo da maioria dos comerciantes marilienses para que pudessem abrir as lojas no feriado estadual. Durante mais de 10 anos isto aconteceu de forma jurídica, sendo recentemente adotada dentro da convenção coletiva de trabalho. “Não só o dia 9 de Julho como o Dia 8 de Dezembro”, recordou o superintendente da Acim, José Augusto Gomes, que vem acompanhando esta atitude desde o início. “A liberdade de abrir as lojas existe”, disse. “Mas a atitude é facultativa”, completou ao lembrar ao fato de quem decide abrir ou fechar é o lojista, hoje com direito de abrir se quiser. “Por isso algumas lojas não abrem”, justificou o dirigente mariliense.

Com a eliminação do Brasil do Mundial na Rússia, as lojas funcionarão normalmente na terça-feira, dia em que a Seleção Brasileira jogaria pelas quartas-de-final da Copa do Mundo. “Isso certamente influenciará no movimento e nos índices econômicos”, acredita Adriano Luiz Martins que mesmo torcendo para o selecionado brasileiro, preocupava-se com o fluxo de consumidores entre as lojas. “Copa do Mundo é uma festa popular como Carnaval, por exemplo, porém só acontece de quatro em quatro anos”, justificou o dirigente que mesmo com as lojas fechadas durantes os jogos do Brasil na Copa, acredita que o movimento não oscilou por causa disso. “Acho que as influências econômicas e políticas atingem mais diretamente o comércio do que os jogos da Copa”, opinou.

Com as lojas abertas nesta segunda-feira, dia 9, até as 17 horas, o comércio de Marília mantem os dois primeiros sábados do mês, 7 e 14, também com funcionamento até as 17 horas, e os outros dois 21 e 28, com funcionamento até as 13 horas. “Tivemos a segunda e a sexta-feira, dias 2 e 6, com meio período, por causa da Copa, o que não estava no planejamento”, recordou Adriano Luiz Martins, mais uma vez, mostrando a interferência da Copa do Mundo no comportamento do comércio, neste mês de Julho. “Agora teremos três dias com funcionamento das 9 as 17 horas, sendo um deles em dia que poderia ser considerado útil”, ressaltou ao lembrar que o feriado de 9 de Julho acontece apenas no Estado de São Paulo, em virtude da celebração da Revolução Constitucionalista.

Apesar do feriado, lojas abrem até as 17 horas
Avalie esta postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja um associado

Independente do porte e segmento da sua empresa, na ASSOCIAÇÃO certamente existe um benefício perfeito para vocé

Dúvidas?