Associação Comercial participa de encontro de planejamento

Encontro realizado em Marília mostrou ações atuais sobre a retomada da ferrovia na região centro-oeste do estado.

O vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Marília, Manuel Batista de Oliveira, representou a entidade em encontro realizado nas dependências da Universidade Eurípides de Marília (Univem), quando detalhes sobre a retomada da ferrovia na região foi o tema central entre os Deputados Reinaldo Alguz (Estadual) e Enrico Misasi (Federal), que estão se encontrando com autoridades da região para explicar como será o processo de reativação das linhas férreas no trecho entre Panorama e Bauru, passando pela cidade de Marília, até o porto de Santos. “Foi um encontro esclarecedor, afinal, a ferrovia é um meio de transporte útil, prático e funcional, que muito ajudaria no processo de desenvolvimento de nossa região”, disse o dirigente mariliense que esteve do começo ao fim no encontro. “Sempre considerei a ferrovia como a forma mais viável de escoamento da produção”, defendeu o vice-presidente da diretoria.

Durante pouco mais de uma hora o encontro mostrou que a Empresa Rumo, responsável pela malha paulista, sendo a maior operadora de ferrovias do Brasil, fez estudos sócio econômicos no centro-oeste paulista e pretende criar centro de distribuições baseada na malha rodoviária, fluvial e ferrovia. “Será encontrado um local onde haverá a concentração de carga e a partir dai, o acesso ao porto de Santos principalmente”, disse o vice-presidente que acredita no início das atividades a partir de 2024. “A concessão será até 2058 com investimento de R$ 5,8 bilhões”, falou Manoel Batista de Oliveira que ficou atento as palavras dos visitantes, principalmente no que se refere a forma e os produtos a serem transportados. “Nossa região tem um potencial muito grande e a cidade de Marília por ser entroncamento de rodovias estadual e federal leva vantagem entre outras”, disse o dirigente mariliense que ficou entusiasmado com o que ouviu. “Ainda veremos uma ferrovia forte e atuante novamente”, ressaltou.

Alguns problemas para a retomada foram apresentados e que as cidades terão que assumir. “Primeiro a questão urbana, com os conflitos familiares e depois a questão dos entornos”, apontou o vice-presidente da associação comercial que ficou preocupado com o fato de que em algumas cidades e localidade, houve a invasão urbana por parte de algumas família em que a passagem do trem passou a ser perigosa, além da retirada de alguns trilhos. “Isso pode ameaçar o cronograma e criar conflitos sociais enormes”, prevê o dirigente de Marília em tom de preocupação. “A retirada dos trens nos centros urbanos é outra questão, e neste sentido, Marília passa a ter um problema grave”, apontou ao lembrar que a cidade conta com os trilhos na região central. “Haveria a necessidade do rebaixamento, semelhante ao que foi feito na cidade de Maringá”, sugeriu o representante da associação comercial, ao lembrar que em algumas cidades será preciso desviar. “Isso exigirá investimento e tempo para ser feito”, falou sem mencionar as questões de bitolas, batentes, trilhos, vagões e locomotivas diferenciadas.

Para Manuel Batista de Oliveira qualquer que seja o caminho a ser adotado para a retomada da ferrovia no centro-oeste paulista, isso será benéfico em todos os sentidos para as cidades envolvidas em razão da queda do frete, da conservação das rodovias e principalmente a segurança para todos. “O transporte por ferrovia otimiza a logística em todos os sentidos e um País continental como o nosso deveria ser o principal meio de transporte”, falou ao evitar discutir a questão da utilização da ferrovia para turismo e transporte de pessoas. “Se para a economia é mais do que benéfico, imagine para outros setores”, questionou ao defender a volta do trem.

Associação Comercial participa de encontro de planejamento
Siga-nos e curta-nos: