Atendimento: [14] 3402-3300

BLACK FRIDAY – Lojas físicas participam da promoção desde 2012, diz Acim

O comércio eletrônico deixou de ter exclusividade na “Black Friday” e passa a ser data especial no varejo

 

Desde 1975 o comércio norte-americano utiliza com mais intensidade a última sexta-feira do mês de Novembro, inaugurando a temporada de compras natalinas com significativas promoções em muitas lojas e grandes armazéns, sempre depois do Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos. Reunindo um grande número de lojas de tecnologia, atualmente a data é desenvolvida como um dia de promoção, em diversos países do Mundo. “Existe também o Cyber Monday, que é um dia dedicado as compras pela internet, também, que é celebrado na segunda-feira depois da Ação de Graças, mas não tão forte como a “Black Friday” que é bem mais popular”, disse Adriano Luiz Martins, presidente da Associação Comercial e Industrial de Marília, ao lembrar da origem da celebração, e destacar que desde 2012 as lojas físicas, no Brasil, passaram a se envolver e valorizar a promoção.

Adriano Luiz Martins lembra que no início dos anos 80 a “Black Friday” ganhou força nos Estados Unidos por representar o início do melhor período de maior faturamentos das lojas norte-americanas, e desde então é a data mais agitada do varejo naquele país. “Neste dia muitas lojas abrem bem cedo, algumas com até quatro horas de antecedência para atrair o maior número de consumidores através de ofertas”, lembrou o presidente da associação comercial local. “Milhares de pessoas aguardam em filas enormes”, destacou, ao afirmar não se tratar de um feriado, e mesmo assim, nos Estados Unidos, muitas pessoas ganham o dia de folga e se tornam consumidores com grande potencial. “Não tenho dúvidas de que o dia dá início a temporada de compras no Natal”, afirmou ao lembrar que as promoções na “Black Friday” são melhores que as do Natal, segundo a tradição.

No Brasil a primeira “Black Friday” aconteceu em 2010 com apenas 50 lojas do varejo nacional, e pelo comércio eletrônico. Mas foi em 2012 em que mais de 300 lojas virtuais se envolveram com lojas físicas, e no ano seguinte, começou a ser utilizada de forma generalizada no varejo em geral. Em 2017 as vendas na “Black Friday” chegaram a R$ 2,1 bilhões para o e-commerce, colocando de vez a data no calendário do varejo em geral. “O evento não tem regulamentação, bem como organização centralizada”, disse o presidente da associação comercial mariliense ao lembrar que qualquer empresa, tanto virtual quanto física, pode fazer promoções com o nome “Black Friday”. De acordo com Adriano Luiz Martins hoje a data está no calendário anual do varejo brasileiro ao lado de: Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados e Dia das Crianças. “Hoje o lojista se prepara para as vendas em Novembro com a “Black Friday”, antecipando o Natal”, falou ao lembrar que o período coincide com o pagamento da parcela do 13 salário ao funcionalismo em geral.

Nas vendas eletrônicas a Associação Comercial e Industrial de Marília tem um portal de vendas eletrônicas com a participação de 383 lojas que promovem o e-commerce. Acessando o endereço eletrônico: www.marilia.dakki.com.br é possível encontrar centenas de lojas genuinamente mariliense de diversos segmentos comerciais com produtos para entrega imediata com vendas através de cartão de crédito e débito, além de boleto bancário. “As lojas do nosso portal: Acim Shopping – Marília, conta com uma variedade de lojas com atendimento 24 horas por dia, nos sete dias da semana”, ressaltou Adriano Luiz Martins que criou a plataforma de e-commerce no início da pandemia para a continuidade de várias lojas da cidade, que permaneceram fechadas por um bom tempo, durante a quarentena que proibia a abertura das lojas físicas. “Hoje o lojista conta com dois públicos com as lojas físicas e virtuais”, ressaltou ao acreditar num bom volume de vendas para este ano.

BLACK FRIDAY – Lojas físicas participam da promoção desde 2012, diz Acim
Avalie esta postagem
Siga-nos e curta-nos:

Seja um associado

Independente do porte e segmento da sua empresa, na ASSOCIAÇÃO certamente existe um benefício perfeito para vocé

Dúvidas?