Atendimento: [14] 3402-3300

COMERCIANTE – Diretoria da Acim destaca passagem da data

Diretoria da associação comercial destaca a passagem do Dia do Comerciante

A diretoria da Associação Comercial e Industrial (ACI) de Marília reforçou a importância de celebrar o dia 16 de agosto, Dia do Comerciante, este ano num domingo, como forma de refletir a importância da atividade para a comunidade em geral. “O comércio é algo fundamental para o desenvolvimento e crescimento de uma cidade”, disse Libânio Victor Nunes de Oliveira, presidente da associação comercial local, que enobrece a atividade do comerciante, que herdou do pai e transmitiu aos filhos. “É no comércio que me desenvolvi como pessoa, em que fui criado e criei minha família”, lembrou o dirigente que é bacharel em Direito. “Minha vida toda dependi do comércio”, recordou ao dizer não ter arrependimento.

Para o tesoureiro da diretoria, Gilberto Joaquim Zochio, o comércio é quem detém a força de uma comunidade por envolver diretamente na qualidade de vida da população. “Uma cidade forte tem que ter um comércio forte”, ressaltou ao colocar a atividade do comerciante como fundamental para uma cidade. “É através da atividade do comerciante que a cidade consegue arrecadar, através dos impostos e taxas, e oferece emprego para o cidadão manter a subsistência própria e da família”, disse ao ressaltar que o comércio de Marília em geral é o que mais oferece postos de trabalho e arrecada igual ou mais que o setor industrial. “Estamos falando em linhas gerais e não segmentada”, comparou.

Na opinião do secretário da diretoria da associação comercial de Marília, Manoel Batista de Oliveira, somente através do comerciante é que uma cidade supera a crise. “Havendo um comércio descentralizado e varejista como o nosso, é que a crise é combatida de forma direta”, falou ao parabenizar o município por contar com diversos segmentos no comércio, não havendo a dependência de um único segmento. “Os comerciantes de Marília são distribuídos em diversos setores, fortalecendo o comércio varejista”, falou ao citar comerciantes que se desenvolvem na área alimentícia, confecções, informática, automotivos, prestadores de serviço, bebida, química, têxtil entre outras, que fazem da cidade um pólo regional de consumo diante da variedade de comerciantes atuantes.

A atividade milenar do comércio é lembrada pelo integrante do Conselho Fiscal da Acim, Subhi Ahmad Khalil Abu Khalil, considerado um dos comerciantes mais antigos da cidade. “Talvez tenha sido a primeira atividade desenvolvida pelo homem, desde as trocas de mercadorias, através do escambo”, lembrou o dirigente ao enaltecer a atividade do comerciante com fundamental para a sociedade em geral. “Em qualquer lugar do mundo existe um comerciante”, ressaltou ao buscar na história da humanidade o início da atividade de compra e venda. “A atividade digna, ética e leal do comerciante supera qualquer tipo de crise, governo ou dificuldade que possa existir”, acredita o dirigente da associação comercial que também herdou a atividade como comerciante da família e transmitiu aos filhos e netos.

A carga tributária elevada e juros exagerados são apontados pelo coordenador dos planos da Acim-Med, João Gonçalves, como sendo os maiores entraves entre os comerciantes brasileiros. “Passamos os seis primeiros meses pagando impostos, sobrando pouco para investir, melhorar, modernizar e crescer no próprio negócio”, criticou o experiente comerciante de Marília e o dirigente mais antigo da associação comercial, prestes a completar 50 anos de associativismo. “E como se não bastasse isso, ainda tem os juros que enfraquecem qualquer planejamento na empresa”, apontou ao lembrar que diante destes dois problemas generalizados, o comerciante não consegue desempenhar papel social melhor. “Com menos impostos e menos juros, o comerciante faria qualquer sociedade melhor”, garante João Gonçalves.

COMERCIANTE – Diretoria da Acim destaca passagem da data
Avalie esta postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja um associado

Independente do porte e segmento da sua empresa, na ASSOCIAÇÃO certamente existe um benefício perfeito para vocé