Atendimento: [14] 3402-3300

Comerciantes conhecem novo sistema de consulta ao SCPC

Evento realizado na sede da Acim atraiu dezenas de pessoas interessadas em conhecer o novo sistema de consultas

Dezenas de comerciantes estiveram participando no auditório da Associação Comercial e Industrial (ACI) de Marília, de uma ampla exposição e demonstração do novo sistema de consulta ao Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) da Acim, que passa a partir de novembro, oferecer informações cadastrais mais completas, mais atualizadas e amplificada. “Os critérios para liberação de crédito proporcionarão mais segurança e garantias”, disse o presidente da ACI de Marilia, Libânio Victor Nunes de Oliveira, satisfeito com o interesse dos comerciantes. “A inadimplência é um problema grave que precisa ser vencido diariamente”, comentou ao garantir que o novo sistema trará mais tranquilidade para o empresariado.

O sistema de consulta atual, o de Pessoa Física SCPC Integrado, que deixa de funcionar no final de outubro, sendo substituído pelo “Consulta Acerta”, é considerado um tipo de consulta mais moderno para análise de risco, com informações específicas que ajudará o lojista a conhecer melhor com quem está negociando, tornando assim as vendas mais assertivas. “Saber a condição do cliente é de fundamental importância para se decidir sobre a liberação do crediário”, disse Libânio Victor Nunes de Oliveira ao lembrar de que as vendas estão difíceis, e mesmo assim, quando acontecem, nas vendas parcelas, podem surgir surpresas desagradáveis com a não continuidade do pagamento. “As surpresas, como perda do emprego ou queda na receita familiar, faz com que o consumidor deixe de pagar as prestações por problemas que surgem no transcorrer do período”, acredita o presidente mariliense. “Mais importante do que vender, é não errar na hora de conceder o crediário”, explicou o administrador ao alertar para o problema da inadimplência que muitas vezes silenciosamente vai tornando a empresa fraca e inadiministrável.

De acordo com o superintendente da Acim, José Augusto Gomes, este novo sistema de consulta ajudará na análise do risco de crédito e orientará o lojista se o negócio deve ou não ser concluído. “A decisão final é sempre da empresa”, disse o dirigente mariliense que acredita ser um sistema que reduzirá o risco nas vendas para consumidores com alta probabilidade de se tornarem inadimplentes. “O próprio sistema vai sugerir o valor mais adequado de crédito para cada cliente, aumentando assim a probabilidade de pagamento sem risco”, comentou José Augusto Gomes que acredita na redução de custos com futuras ações de cobrança e falta de pagamento de produtos e serviços.

Até então o empresário precisa consultar o SCPC, o SCPC integrado e o SCPC Protesto, para começar a tomar a decisão de liberar o crédito ou não para o consumidor. Com o novo sistema, será uma única consulta em que haverá a avaliação de risco, mais da renda estimada, dos dados cadastrais, dados restritivos e dados comportamentais, entre outras informações sobre o cliente. “Hoje o associado recebe vários relatórios, enquanto que com o novo sistema passará a ser um só”, falou José Augusto Gomes ao lembrar da existência de 10 tipos de relatórios que serão integrados no “Acerta Completo”, por exemplo. “Existirão três pacotes que o comerciante pode escolher de acordo com o tipo da empresa”, acrescentou o superintendente da Acim, que também acredita na presença de um bom público, já que o evento é gratuito e necessita apenas de avisar a secretaria da Acim para a participação.

Comerciantes conhecem novo sistema de consulta ao SCPC
Avalie esta postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja um associado

Independente do porte e segmento da sua empresa, na ASSOCIAÇÃO certamente existe um benefício perfeito para vocé