Atendimento: [14] 3402-3300

Comerciantes definem horário especial do ano que vem

Adriano Luiz Martins e José Augusto Gomes, preparam material para a assembleia com os comerciantes.

Os comerciantes que fazem parte da Associação Comercial e Industrial de Marília se reúnem nesta quinta-feira, dia 21, a partir das 8h30, na sede da entidade, para assembleia geral extraordinária, quando o calendário de abertura especial das lojas do comércio da cidade, será definido para o ano de 2020, de maneira antecipada, como acontece desde 1996. Segundo o presidente da entidade, Adriano Luiz Martins, é de fundamental importância que os comerciantes participem da reunião, afinal, as decisões vão interferir no comportamento de todo o comércio. “O momento de discutir, de sugerir e de propor alternativas é agora”, anunciou o dirigente que acredita na presença de um bom número de associados. “Vamos decidir o calendário de funcionamento do comércio mariliense em 2020, bem como as campanhas promocionais que serão realizadas mês a mês”,anunciou o presidente da associação comercial.

De acordo com o superintendente da associação comercial de Marília, José Augusto Gomes, por ser 2020 um ano bissexto, com 366 dias, o ano que vem terá nove feriados nacionais prolongados, seja com datas que cairão em sextas e segundas, ou terças e quintas, passíveis de emendar com o fim de semana. “Infelizmente para o comércio será um ano complicado, afinal muitos consumidores darão aquela escapada da rotina e viajar”, reconhece o dirigente mariliense. Todas as datas que caíram aos sábados ou domingos neste ano, no próximo serão ao longo da semana. É o caso dos feriados de Tiradentes (21 de abril), Independência (7 de setembro), Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro), Finados (2 de novembro) e Proclamação da República (15 de novembro).

A quantidade de oportunidades de emendar é quase o dobro do que o brasileiro teve em 2019, com apenas cinco feriadões. Em alguns estados e municípios, esse número pode ser ainda maior, com datas comemorativas regionais, como aniversários das cidades. Em São Paulo, por exemplo, 25 de janeiro, quando se comemora o aniversário da capital, é dia de folga. “A primeira folga do próximo ano é o Carnaval, ponto facultativo, que cai numa terça-feira, 25 de Fevereiro”, enxergou José Augusto Gomes ao preparar o material a ser apresentado na assembleia, quando cada mês será analisado, e em alguns casos os finais de semana, e também os dias especiais e a abertura a noite. “É comum que as empresas deem descanso para os funcionários, mas há quem trabalhe na segunda-feira. O primeiro feriado do ano, 1º de janeiro, cai na quarta-feira”, opinou o dirigente que está acostumado com os debates e as discussões sobre abrir e fechar as lojas em datas comemorativas.

Os feriados nacionais que serão respeitados são: 25 de fevereiro (terça-feira) – Carnaval (ponto facultativo); 10 de abril (sexta-feira) – Paixão de Cristo; 21 de abril (terça-feira) – Tiradentes; 1º de Maio (sexta-feira) – Dia do Trabalhador; 11 de junho (quinta-feira) – Corpus Christi (ponto facultativo); 7 de setembro (segunda-feira) – Dia da Independência; 12 de Outubro (segunda-feira) – Dia de Nossa Senhora Aparecida; 2 de novembro (segunda-feira) – Finados e 25 de dezembro (sexta-feira) – Natal. “Vamos acrescentar os feriados municipais em Abril e Dezembro e ainda acrescentar os feriados estaduais”, disse José Augusto Gomes ao lembrar que o 9 de Julho cairá numa quinta-feira. “Mas neste dia é tradição no comércio de Marília não fechar”, avisou ao incluir o dia 08 de Dezembro, dia de Imaculada Conceição, que é feriado municipal. “O 4 de Abril será num sábado”, festejou.

A Lei da Liberdade Econômica aprovada e sancionada pelo Governo Federal será observada e os detalhes serão acompanhados pelos advogados que formam o Departamento Jurídico da associação comercial. “Todas as conquistas trabalhista serão respeitadas”, garantiu Adriano Luiz Martins que estará vigilante quanto as obrigações dos comerciantes que quiserem abrir em dia e horários alternativos.

Comerciantes definem horário especial do ano que vem
Avalie esta postagem

Seja um associado

Independente do porte e segmento da sua empresa, na ASSOCIAÇÃO certamente existe um benefício perfeito para vocé

Dúvidas?

Cadastro: https://forms.gle/egRDGnWFBMTGwag67