Conselheiros do Turismo se reúnem na sede da Acim

Reunião do Comtur foi realizada pela primeira vez nesta gestão na sede da associação comercial de Marília

Os integrantes que formam o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) da cidade de Marília, estiveram reunidos na sede da Associação Comercial e Industrial (ACI) de Marília, em encontro mensal realizado pelo grupo que visa discutir políticas públicas para o setor turístico do município, em que a entidade associativa do comércio local participa. “Foi uma reunião muito importante, com a discussão de temas contundente e específicos para os nossos trabalhos”, disse Gilberto Gonçalves Rossi Júnior, atual presidente do Comtur local. “Foi uma mistura de despedida com preocupação da continuidade aos nossos trabalhos”, comentou ao contar com as presenças de um bom número de conselheiros para os debates.

As trocas do secretário municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Cassio Luiz Pinto Júnior, que assumirá a Secretaria Municipal da Administração, e da assessora de turismo, Fernanda C. Violante Monteiro, que se transfere para o Departamento de Água e Esgoto de Marília (Daem) e que estavam no grupo atual há anos, foram amplamente conversado no início da reunião, em virtude da necessidade de um novo comportamento do Comtur a partir do ano que vem. “Existem muitas ações importantes ainda em andamento este ano, que teremos que conduzir com estes dois importantes desfalques”, lamentou o presidente do conselho municipal de turismo que está no aguardo da homologação de Marília como “MIT” – Município de Interesse Turístico, por parte da Assembleia legislativa paulista, que dará direito a cidade a contar com verbas institucionais para projetos na área. “Além disso, estamos na conclusão da nova edição do Mapa Turístico de Marília que foi finalizado”, comentou Gilberto Gonçalves Rossi Júnior, ao fazer um agradecimento especial ao arquiteto Laerte Rojo que apresentou a conclusão do mapa neste encontro.

A reinstalação do Posto de Informações Turísticas (Pit) na rodoviária também foi tema do encontro realizado na sede da associação comercial, restando apenas a instalação elétrica do local já determinado, bem com a comunicação visual. “O início dos trabalhos no Pit será ainda este ano”, reforçou o presidente do Comtur atual que considerou importante a constituição da chamada “região turística alta paulista”, envolvendo as cidades de: Marília, Garça, Gália, Fernão e Júlio Mesquita, que passam a compor o Mapa do Turismo Brasileiro. “Em 2019 teremos alguns trabalhos pontuais neste sentido, sendo a cidade de Marília a protagonista nas ações do turístico regional”, reforçou Gilberto Rossi que concluiu o encontro apresentando pontos importantes do “Programa de Sensibilização” constituído pelo próprio Comtur de Marília.

Para o presidente da Associação Comercial e Industrial de Marília, Adriano Luiz Martins, o turismo é um item forte no contexto do desenvolvimento da cidade que precisa ser visto com outros olhos pela comunidade e pelo segmento empresarial. “Muita gente acha estranho dizer que Marília é uma cidade turística, por associar turismo com montanhas, praias, prédios históricos, museus ou aspectos de viagens a passeio”, comentou o dirigente da Acim. “Somos uma cidade turística, por termos uma história rica em detalhes, mas principalmente por fazermos parte da paleontologia mundial com os nossos dinossauros, que são um diferencial na cidade”, apontou o presidente da associação comercial que enxerga Marília como sendo uma cidade turística. “Precisamos mostrar e convencer a população e as lideranças da cidade que isso é um patrimônio inestimável de grande valor econômico”, defendeu Adriano Luiz Martins ao tomar conhecimento sobre a reunião do Comtur realizada na Acim.

Conselheiros do Turismo se reúnem na sede da Acim