Atendimento: [14] 3402-3300

Conselho Municipal começa a ser criado em Marília

Encontro na sede da associação comercial esclareceu um pouco mais sobre a formação do Codem na cidade

As presenças de Silvio Barros e Márcia Santini, ambos consultores estratégicos, convidados para auxiliarem na formação de um grupo composto por lideranças das mais diversas da cidade de Marília, deu início a criação do Conselho de Desenvolvimento Municipal (Codem) local, uma proposta apresentada pela Associação Comercial e Industrial (ACI) de Marília em 2017 que finaliza a parte de sensibilização e passa a fase de formação. “Os dois estão nos auxiliando na constituição de um grupo mariliense que ajudará a planejar a cidade de Marília para o futuro”, anunciou Adriano Luiz Martins, ao promover vinda dos dois para iniciar o processo de formalização do Codem local. “Este conselho é apartidário formado por pessoas interessadas em desenvolver a cidade de Marília a médio e a longo prazos”, falou Silvio Barros que esteve como Prefeito Municipal de Maringá por duas gestões e colaborou para a criação do Codem paranaense, tido como modelo de sucesso.

Durante a entrevista coletiva organizada pela associação comercial na sede da entidade, Silvio Barros explicou os processos a serem seguidos, bem como, de que forma será o relacionamento do conselho com o Poder Público. “Não se trata de um órgão de fiscalização”, deixou claro o dirigente paranaense que foi secretário dos estados do Paraná e Amazonas, por uma gestão. “O Codem é uma ferramenta local para se responsabilizar em sugerir propostas de melhoria na comunidade, que venha a beneficiar a cidade com ações devidamente planejadas, discutidas e arquitetadas a longo prazo”, falou ao começar a explicar as questões de: formação do grupo, modelo de gestão e relacionamento, a parte do financeiro e investimentos, além das ações definidas. “O Codem pode ou não ser constituído através de Projeto de Lei, ou ser um órgão autônomo”, falou ao deixar claro o não envolvimento político partidário, bem como em não ser uma extensão da Prefeitura Municipal.

Para Silvio Barros a independência do conselho é fundamental para o sucesso do grupo. “Discute-se as necessidade, prioriza os trabalhos, busca-se os meios e recursos financeiros e realiza-se a obra quando necessária”, falou. “A Prefeitura deve estar comprometida o tempo todo, participando das discussões e ajudando de diversas formas na realização”, completou o experiente consultor que teve oportunidade de conversar longamente com o Prefeito Daniel Alonso, com grande parte do secretariado municipal e também com algumas lideranças e com o presidente da Câmara Municipal, Marcos Rezende. “O período de planejamento de uma Prefeitura é de quatro anos, com visão para uma reeleição”, disse com conhecimento de causa. “A visão do Codem é de 10, 20 ou 30 anos”, exemplificou ao colocar o Plano Diretor da cidade como ferramenta importante dentro deste processo. “O ideal seria um Plano Diretor de 10 anos, com revisão no quinto ano”, orientou.

Depois da visita de sensibilização, pela terceira vez em Marília, o próximo passo será a constituição de um grupo de pessoas para a formação do Codem, por um período temporário, até a definição do Estatuto e Regimento Interno. “O Codem é formado por entidades que são representadas por pessoas indicadas pelas instituições que formam o conselho”, explicou Márcia Santini que esteve como diretora executiva do Codem de Maringá por muitos anos. “Até atingir este estágio, para a criação das câmaras técnicas com o perfil da cidade, vamos realizar seminários e workshops para desenhar o perfil do grupo internamente”, falou a consultora. “As discussões apontarão a direção que deveremos seguir e o caminho a ser escolhido”, completou Silvio Barros ao se animar com as reações das pessoas envolvidas. “Sinto muito entusiasmo dos marilienses, dai a prática é outra conversa”, falou animado.

Conselho Municipal começa a ser criado em Marília
Avalie esta postagem

Seja um associado

Independente do porte e segmento da sua empresa, na ASSOCIAÇÃO certamente existe um benefício perfeito para vocé

Dúvidas?