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Encontro estimula e sugere inovações entre lojistas

Evento na sede da Acim discute como intensificar as vendas para o Dia das Mães

 

Com o objetivo de fazer com que as vendas no mês de Maio, referentes ao Dia das Mães, sejam mais intensas, a Associação Comercial e Industrial (ACI) de Marília e o Escritório Regional do Sebrae em Marília, reuniram um grupo de lojistas na sede da associação comercial, para um debate sobre inovações a serem implantadas para a segunda melhor data do ano para o comércio varejista, perdendo apenas para o Natal. “O Dia das Mães envolve uma série de pequenos mimos, como: rosas e chocolates, e oferecer kits promocionais como opção de presente, que podem aumentar as vendas e, até, cativar clientes para outras ocasiões”, disse o presidente da Acim, Adriano Luiz Martins, ao agendar um encontro semelhante a este mensalmente.

A vitrine e a decoração da loja também merecem uma atenção especial nessa época para chamar a atenção do consumidor, segundo a consultora do Sebrae presente no encontro realizado no auditório da Acim, Marina Gonçalves Ferreira. “As lojas de roupas, calçados, perfumaria, acessórios, eletroeletrônicos e eletrodomésticos são as mais procuradas no período, de acordo com pesquisa de intenção de compra realizada recentemente”, disse a representante do Sebrae. “Mas o simples aumento do fluxo de pessoas na loja não garante a concretização da venda”, alertou a facilitadora que apresentou uma série de sugestões para intensificar as vendas no comércio em geral. “É preciso preparar o estabelecimento com uma decoração personalizada e treinar os funcionários para que prestem um atendimento diferenciado”, acrescentou. “Quem se preparar mais, vai faturar mais”, acredita.

Segundo o vice presidente da diretoria da Acim, Manoel Batista de Oliveira, presente no encontro, na vitrine, por exemplo, é preciso destacar apenas os produtos com maior apelo à data como: sapatos, bolsas, vestidos, pijamas, perfumes, kit de maquiagem, por exemplo. “Expor itens demais pode deixar a vitrine poluída, confusa e pouco atrativa”, disse com experiência no varejo de muitos anos. “Dar pequenos mimos, como rosas, chocolates ou bombons para os clientes é um gesto apreciado pelo consumidor”, reforçou a sugestão ao dizer que é preciso cativar o cliente, antes de vender. “Muitos filhos levam as mães para escolher o presente e muitas mães vão às lojas comprar presentes para suas mães”, lembrou. “Então, a generosidade não custa muito para o lojista e pode fidelizar clientes”, repetiu.

A criação de vales-presentes e kits promocionais também potencializam as vendas, afirma o superintendente da ACI de Marília, José Augusto Gomes, que também esteve presente no evento realizado. “O lojista pode criar uma embalagem colorida e atraente para quem não sabe qual presente levar”, arriscou. “Essa é uma prática comum no varejo e atinge diretamente o público indeciso”, falou. “No entanto, muitos lojistas pecam ao oferecer a opção em um pedaço de papel amassado e nada atrativo para presentear alguém”, frisou ao citar como exemplo.

Já os kits promocionais podem ser montados por faixa de preço ou por perfil da mãe. Por exemplo, se uma mãe gosta de estar em contato com a natureza, o lojista pode sugerir um kit com produtos naturais. Se a mãe é mais esportista, pode ser um kit com artigos esportivos. “Os kits promocionais além de atrair clientes que buscam ofertas, ajudam os indecisos a realizarem a compra”, disse a consultora do Sebrae. “A equipe de vendas precisa estar treinada para ajudar o consumidor a escolher”, afirma Marina Gonçalves Ferreira, ao lembrar que o bom atendimento da equipe também contribui para cativar clientes para o ano todo. “Se o consumidor é bem atendido a chance dele voltar a comprar naquela loja é muito grande”, garante a facilitadora.

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