10 de agosto de 2021
32% dos consumidores querem comprar presentes, diz dirigente

A diretoria da Associação Comercial e Industrial de Marília está confiante num bom movimento de consumidores entre as lojas da cidade, visando a celebração do Dia dos Pais, neste domingo, dia 08, pela primeira vez em época de pandemia, com as lojas abertas em horário especial de atendimento, como neste sábado, dia 07, até as 17 horas e como foi na sexta-feira, dia 06, até as 22 horas. De acordo com o presidente da entidade, Adriano Luiz Martins, pesquisa realizada pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) em parceria com a Behup no mês de julho aponta que 32,2% dos entrevistados pretendem presentear os pais no segundo domingo de agosto. “Estamos nos recuperando do período de lojas fechadas, por causa da pandemia, e essa é a nossa grande chance de iniciarmos positivamente o segundo semestre do ano”, defendeu o dirigente satisfeito com o entusiasmo de comerciantes e consumidores.

Segundo a vice-presidente da entidade mariliense, Ilma Maria Aires de Lucena, ainda existe uma parcela da população com dúvidas, em virtude do momento delicado que vivem, devido ao desemprego e a diminuição do poder do ganho familiar. “19,4% ainda não sabem se irão às compras”, disse a dirigente ao observar alguns detalhes na pesquisa realizada na capital paulista, onde estão o maior número de lojas e consumidores da América do Sul. “Sem dúvidas de que a capital paulista dita a tendência do varejo em geral, por ser o maior centro”, falou a comerciante no ramo fotográfico, que também acredita num bom número de consumidores entre as lojas da cidade a procura de um presente especial para o pai. “Cada um vai se enquadrar dentro das possibilidades e da realidade atual”, comentou ao notar um crescente número de consumidores na própria loja.

Na opinião do secretário da diretoria da associação comercial de Marília, Gilberto Joaquim Zochio, quanto às intenções de compra de presentes, prevalecem os artigos de uso pessoal de menor valor, pagos à vista – o que é habitual na data. A grande mudança neste ano é a intenção de compra de roupas e calçados (42,1%), que ficou bem abaixo do registrado nos anos anteriores à pandemia (em torno de 60% ou 70%). “O comportamento do consumidor muda a cada ano e o lojista precisa acompanhar essa mudança atentamente”, falou o experiente comerciante no varejo, que também acredita num crescimento nas vendas entre 3 a 5 por cento, no comparativo com o ano de 2019. “Não dá para comparar com o ano passado que foi zero”, brincou diante da situação atípica, mas com razão. “Dá para comparar com 2019, e ainda sim com algumas restrições”, falou.

Manoel Batista de Oliveira, tesoureiro da diretoria da associação comercial local, há decanas com comércio na Zona Sul da cidade de Marília, concorda com a mudança de comportamento do consumidor e acredita que os presentes este ano serão bem diversificados. Entre as outras categorias citadas na pesquisa, observadas pelo dirigente de Marília, estão perfumes, relógios e canecas (27,8% e 12,9% no caso dos dois últimos, respectivamente), além de chocolate/bombom (12,2%), caixa de ferramentas (11,3%) e livros (8,4%). Já no segmento de eletroeletrônicos (celular, computador, notebook e tablet), a intenção de compra é de 16,3%. “Os filhos de hoje em dia encontram muito mais opção do que antigamente”, recordou o varejista dirigente da associação comercial que tem procurado acompanhar essa tendência. “Hoje o comércio é bem mais diversificado”, constatou. Assim como no Dia das Mães, entraram como opção de presente o delivery de refeições e de cestas de café da manhã (22,1%), embora o almoço em restaurantes também tenha sido citado (15,3%). “Os serviços também aumentam nesta data”, destacou Marcelo Marcos Mantelli, o segundo tesoureiro da diretoria e proprietário de restaurantes.

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