Aconteceu na sede da Associação Comercial e Industrial de Marília a primeira reunião deste ano para tratar dos detalhes da organização do Natal de 2021 no mês de Dezembro, envolvendo a entidade de classe e as secretarias municipais da Cultura, Obras, Turismo e Desenvolvimento. O encontro deu início as discussões do que será feito e já foi criado um cronograma de atividades prévio para acelerar as ações organizacionais. “A ideia é nos reunirmos com frequência para que possamos realizar a tempo toda a programação específica envolvendo o Natal”, disse o vice-presidente da diretoria executiva da associação comercial, Carlos Francisco Bitencourt Jorge, que recepcionou os representantes da Prefeitura Municipal, para as primeiras ações. “Vamos melhorar o trabalho que vem sendo feito nos últimos anos, ampliando a ornamentação no volume, na quantidade e na extensão”, comentou o dirigente mariliense.
Inicialmente foram recordados os trabalhos realizados no ano passado, com a utilização do material reciclável que foi usado como base nos enfeites natalinos. “Esse é um ponto de partida interessante”, defendeu o vice-presidente da associação comercial, ao lembrar da repercussão deste trabalho, principalmente quanto ao envolvimento da comunidade e a demonstração da preocupação com o meio ambiente. “Além de demonstrar uma ação de maior participação da população”, falou José Augusto Gomes, superintendente da associação comercial que acredita em tempo hábil para a realização de inúmeras ações que venham a entreter as famílias que frequentarão as lojas da cidade. “Vamos ter várias atividades envolvendo as crianças, os idosos, os jovens e o consumidor em geral”, disse José Augusto Gomes ao propor a ampliação dos enfeites natalinos em mais ruas do centro da cidade e dos bairros, bem como a troca das lâmpadas dos postes públicos como forma de uma ação permanente. “Além de mais claros, mais baratos e de forma fixa”, disse ao se referir as lâmpadas de LED.
Concursos sobre ornamentação estão sendo estudados, bem como uma forma inovadora, por parte da associação comercial, de utilizar a eletrônica como mecanismo de atrair crianças e idosos entre as lojas da cidade. “Precisamos encontrar maneiras de fazer com que a família venha passear nos corredores comerciais, mas ao mesmo tempo, fazer com que crianças e idosos, tenham uma atração enquanto que outras pessoas da família, visitam as lojas”, planeja o superintendente da associação comercial ao estudar a possibilidade de criar pontos estratégicos nos principais corredores comerciais em que as crianças, principalmente, mantenham contato eletrônico com o Papai Noel, via internet. “Estamos estudando esta possibilidade que será uma das novidades”, falou ao lembrar da neve artificial e os enfeites com material plástico reciclável, como ideias da associação comercial em anos anteriores.
Dia 10 de Setembro haverá novo encontro com algumas novidades que foram iniciadas a partir deste primeiro encontro realizado. “Existem outras propostas que vamos estudar a viabilidade para que tenhamos um ambiente bem sugestivo para o Natal, visando a recuperação financeira de nossa economia”, disse o secretário municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Nelson Mora, presente neste primeiro encontro e entusiasmado com a possibilidade de criar uma programação intensa de atividades no mês de Dezembro. “Será nossa grande atividade após a pandemia, por isso, teremos que rever uma série de atividades para fazermos tudo de forma segura, dentro dos padrões de proteção social, e bem atrativo”, falou ao envolver as secretarias municipais de: Saúde, Planejamento Urbano, Obras, Meio Ambiente e Limpeza Pública, Fazenda, Esportes-Lazer-Juventude, Cultura e Administração.