Já estão sendo distribuídos gratuitamente pela Associação Comercial e de Inovação de Marília, o calendário de funcionamento especial das lojas do comércio de Marília para a temporada de 2024. Foram confeccionados 10 mil exemplares de papel para que comerciantes, comerciários e consumidores, tenham em mãos, o dia e hora de funcionamento das lojas da cidade. “Esse calendário é aguardado por muitos e bastante utilizado pelo pessoal”, disse o presidente em exercício da associação comercial, Carlos Francisco Bitencourt Jorge ao solicitar ao interessado que procure na sede da entidade um exemplar. “O lojista se organiza, o comerciário se planeja e o consumidor se prepara para visitar as lojas”, disse o dirigente ao apresentar algumas novidades para o calendário de 2024.
Com apenas dois patrocinadores (Sicoob Paulista e Internet Way) o calendário mostra a participação da entidade nos meses de setembro, outubro e novembro de campanhas já institucionalizadas como: setembro amarelo (prevenção ao suicídio), outubro rosa (prevenção ao câncer de mama) e novembro azul (prevenção ao câncer de próstata). “Participamos de forma intensa destas campanhas e queremos que o comércio em geral também adote este tipo de compromisso”, disse o superintendente da associação comercial local, José Augusto Gomes, que considerou válida a ideia de destacar as campanhas para que todos se programem de forma antecipada. “Sei que existem outros meses dedicados a determinadas ações, que não descartamos colocar nos próximos calendários”, comentou.
Outra novidade apresentada neste calendário, e uma mudança mais técnica, quanto a liberdade do lojista abrir a loja quando achar melhor, independente do feriado, exceto: 01 de janeiro, 01 de maio e 25 de dezembro, que estão inclusos na Convenção Coletiva de Trabalho como comércio fechado, assinado entre os representantes patronal e dos trabalhadores no comércio. “Tirando esses três dias, o comerciante pode abrir a loja quando quiser durante a semana”, disse José Augusto Gomes, ao explicar a obrigatoriedade do pagamento de taxas e adicionais ao trabalhador, devidamente especificados na convenção. “O calendário traz o “QR Code” da Convenção Coletiva de Trabalho, para que o lojista siga corretamente o que foi combinado entre os sindicatos”, explicou o superintendente da entidade ao sinalizar no calendário, da cor verde, como os dias em que o lojista deve estudar se compensa ou não a abertura da loja. “Os domingos também não fazem parte da convenção, portanto, todos fechados”, falou ao lembrar da legislação diferenciada para as lojas em shopping, galerias e condomínios.
De todos os meses do ano, tirando o mês de dezembro que é totalmente diferenciado, o mês de novembro é o que chama mais atenção. Mesmo a maioria dos feriados municipais, estaduais e federais não cair em dia útil, no mês de novembro existem quatro datas importantes: Dia de Finados (Dia 02 – sábado), Proclamação da República (Dia 15 – sexta-feira), Consciência Negra (Dia 20 – quarta-feira) e “Black Friday” (Dia 29 – sexta-feira). “Depois do mês de novembro, quem chama a atenção é o mês de maio com três datas destacadas: Dia 01 (Dia do Trabalho), Dia 10 (Antecipação do Dia dos Pais) e Dia 30 (Corpus Christi)”, destacou José Augusto Gomes ao solicitar que empregadores e empregados utilizem o calendário para os acertos de folgas, compensações e dias de trabalho. “Lançamos essa ideia do calendário em 1998, e de lá para cá fomos copiados em muitas cidades”, recordou José Augusto Gomes.
#
Márcio C Medeiros – Jornalista