Ainda dentro das atividades no varejo durante o período da Copa do Mundo de Futebol, no Catar, que será disputada no período de 20 de novembro a 18 de dezembro deste ano, o superintendente da Associação Comercial e de Inovação de Marília, José Augusto Gomes, esclareceu que nos dias em que a Seleção Brasileira de Futebol estiver disputando os jogos, as lojas fecharão uma hora antes das partidas começarem e retornarão às atividades, uma hora depois. “Desta maneira fica mais fácil a compreensão”, disse o dirigente que vem sendo procurado para esclarecer este detalhe de forma sistemática. “Esse é o combinado entre os representantes dos sindicatos patronais e dos funcionários”, ressaltou o dirigente que vem repassando esta informação sempre que procurado. “É preciso verificar o horário dos jogos do Brasil na primeira fase e principalmente na segunda”, destacou o dirigente mariliense ao pedir cautela no combinado.
José Augusto Gomes destaca que na primeira fase dos jogos do Mundial de Futebol no Catar, o Brasil está no Grupo “G” ao lado de Camarões, Suíça e Sérvia. Na primeira rodada o Brasil estreia dia 24 de novembro, quinta-feira, às 16 horas, diante da Sérvia. Neste dia o comércio em Marília fecha as lojas às 15 horas e não reabre depois do jogo do Brasil, por ser próximo das 18 horas, fim do expediente comercial. Na segunda rodada do Grupo “G” o Brasil enfrentará a Suíça, dia 28, segunda-feira, às 13 horas. Neste dia as lojas em Marília fecharão às 12 horas. Por ser uma segunda-feira normal, após a partida, às 16 horas o comércio retoma as atividades até às 18 horas. O terceiro e último jogo da primeira fase do mundial, o Brasil enfrenta Camarões, dia 02 de dezembro, sexta-feira, às 16 horas, ou seja, as lojas em Marília fecharão às 15 horas e não retornarão às atividades, em virtude do jogo terminar coincidentemente no final do expediente comercial às 18 horas.
Para a segunda fase da competição tudo muda de figura, segundo José Augusto Gomes. “A partir da fase seguinte os jogos serão sempre ou às 12 horas ou às 16 horas”, verificou o dirigente ao ter a tabela dos jogos em mãos, e lembrar que depois da primeira fase os jogos são eliminatórios, ou seja, perdeu volta para o Brasil acabando a Copa do Mundo para os brasileiros, porém, existem aquelas partidas que poderão ser decididas através de penalidades, atrasando o fim do jogo prolongando a disputa. “Por isso não tem como combinar com tanta antecedência sobre os jogos da segunda fase, apesar de serem poucos”, falou ao ver esses detalhes na tabela dos jogos e apontar, caso o Brasil seja o primeiro classificado do Grupo “G”, a seleção jogará no dia 05 de dezembro, segunda-feira, às 16 horas. “Neste caso as lojas fecham às 15 horas, e não retornam mais”, apontou ao torcer pela vitória brasileira. “Isso acontecendo, volta a jogar nas quartas de final, dia 09 de dezembro, sexta-feira, às 16 horas, e as lojas fecharão às 15 horas e reabrindo uma hora depois do final do jogo que pode se prolongar”, destacou ao lembrar o fato de que a partir do dia 06 de dezembro às lojas do comércio abrem até às 22 horas. “Estando na semifinal, o Brasil joga dia 13 de dezembro, terça-feira, às 16 horas, com as lojas fechando às 15 horas e reabrindo uma hora depois do jogo terminar, afinal, o comércio funciona até às 22 horas naquele dia, também”, destacou ao ver a final da Copa do Mundo para o dia 18, domingo, sem problemas para o varejo.
#
Márcio C Medeiros – Jornalista