20 de abril de 2022
DIA DAS MÃES – Comércio de Marília se prepara para as vendas pós pandemia

As lojas do comércio da cidade de Marília se preparam para as vendas do Dia das Mães, celebrado sempre no segundo domingo de maio, que este ano será no dia 08, principalmente por ser o primeiro, após dois anos, a ser realizado com o relaxamento da pandemia atualmente. “Será uma excelente oportunidade para sentirmos o relacionamento do consumidor com as lojas”, disse em tom de expectativa o presidente da Associação Comercial e de Inovação de Marília, Adriano Luiz Martins, ao observar pesquisa realizada pela All iN, empresa que une dados de consumo, em parceria com a Opinion Box, e divulgada pelo Jornal do Comércio da Associação Comercial de São Paulo, que mostra o índice de 38% dos consumidores que já começaram a pesquisar preços e ofertas para o Dia das Mães.

De acordo com o superintendente da associação comercial mariliense, José Augusto Gomes, a preparação para as vendas nas principais datas comemorativas do varejo em geral estão começando cada vez mais cedo. “As pessoas não querem deixar para a última hora, além de pesquisarem os preços das lojas físicas com as lojas virtuais”, disse o dirigente de Marília ao notar este comportamento entre os consumidores. “Esta pesquisa também mostra este tipo de situação”, falou ao observar que o levantamento realizado também desmente a tese de que o brasileiro deixa tudo para a última hora, pois mostra ainda que 29% começa a pesquisa com duas semanas de antecedência e 16% cerca de um mês antes. “Apenas 2% deixa para pesquisar preços e comprar no dia da celebração”, frisou José Augusto Gomes ao observar a pesquisa.

A presença deste tipo de consumidor pode ajudar o lojista. Segundo o superintendente da associação comercial de Marília é possível aproveitar este perfil de consumidor e iniciar um novo comportamento na loja de pesquisa de satisfação e de atualização cadastral do “novo” cliente, seja através do site, ou pelo aplicativo, ou até mesmo na loja física. “Conhecendo melhor o próprio consumidor, a loja poderá oferecer conteúdos e promoções que atendam as expectativas dos consumidores e ajudá-los a encontrar o que desejam e precisam de forma prática, rápida e confiável”, sugeriu José Augusto Gomes ao enxergar oportunidade neste tipo de antecipação de vendas, ou até mesmo de pesquisa de preços. “O cliente está mais receptivo”, destacou.

Nesta pesquisa publicada pelo Jornal do Comércio da Associação Comercial de São Paulo indica que 49% dos consumidores pesquisam tanto “on-line” quanto nas lojas físicas antes de efetivar a compra, enquanto 38% fazem pesquisas nos sites das empresas e 32% em sites de busca. Outros 30% se concentram apenas nas lojas físicas; 22% consultam pelos aplicativos e 20% o Instagram. Além disso, a pesquisa também mostra que 76% dos consumidores tem intenção de ir às compras no Dia das Mães, enquanto 13% ainda estão na dúvida e outros 11% estão decididos a não comprar – dessa turma que decidiu não comprar, 23% o estão fazendo para economizar e 10% porque não tem o hábito de presentear.

José Augusto Gomes lembra que o mês de maio é considerado o segundo melhor mês do ano, perdendo apenas para o mês de dezembro por causa do Natal, que a cada ano vem cedendo espaço para o “Black Friday” que acontece na última semana do mês de novembro, estendendo o período de vendas no fim do ano. “Não são todos os meses do ano que temos datas comemorativos para atrair os consumidores”, lembrou o dirigente ao citar: Março (liquidação), Abril (Aniversário da cidade), Maio (Dia das Mães), Junho (Dia dos Namorados), Agosto (Dia dos Pais), Outubro (Dia das Crianças), Novembro (“Black Friday”) e Dezembro (Natal). O mês de Janeiro é considerado ressaca das vendas de Dezembro, enquanto que Fevereiro é prejudicado pelo Carnaval, mas tem o retorno às aulas escolares como tema principal. Os meses de Julho e Setembro são dedicados a troca de estações.

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Márcio C Medeiros – Jornalista

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