A expectativa de elevação nas vendas para o Dia das Mães, celebrado sempre no segundo domingo do mês de maio, tem sido elevada para 64% dos comerciantes entrevistados pela “Pesquisa Boa Vista”, desenvolvida entre os lojistas da capital paulista. Segundo o vice-presidente da diretoria da Associação Comercial e de Inovação de Marília, esta situação não é diferente entre os comerciantes marilienses. “Por aqui a maioria também acredita num volume de vendas maior do que igual período do ano passado”, disse Carlos Francisco Bitencourt Jorge, ao perceber que apenas 31% dos entrevistados, no ano passado, tinham expectativas de aumento das comercializações. “A realidade agora é outra, e o relaxamento da pandemia favorece vendas melhores”, argumentou o dirigente local.
O levantamento publicado pelo Diário do Comércio da Associação Comercial de São Paulo também identificou que 49% dos empresários acreditam que os consumidores irão gastar mais neste Dia das Mães em relação à 2021. Segundo as expectativas dos empresários, o ticket médio para este ano será de aproximadamente R$ 185,00. Para 57% dos entrevistados, a maior parte das vendas deverá acontecer de maneira presencial, em lojas físicas, mesmo que a intenção de realizar compras “on-line” tenha apresentado crescimento na comparação com o Dia das Mães do ano anterior. Em 2021 essa expectativa era de 38% e este ano, atingiu 43%. “Os comportamentos estão mudando e não seria diferente no segundo melhor período de vendas do varejo em geral”, disse Carlos Francisco Bitencourt Jorge que vem monitorando o comportamento do consumidor e do comerciantes.
Como sempre o setor de tecidos, vestuário e calçados deverá ser o mais procurado no Dia das Mães como opções de presente pelos consumidores. Para 47% dos empresários, a data deverá representar entre 5% e 15% do faturamento de 2022. Cerca de 65% desse público pretende realizar novos investimentos para alavancar as vendas e 73% devem recorrer a linhas de crédito de bancos. “Tudo isso demonstra otimismo por parte do varejo de que a retomada da economia está no caminho certo, apesar de ainda não ter acontecido”, falou o vice-presidente da diretoria que vem conversando com vários comerciantes neste sentido. “O ambiente é bem melhor que no ano passado”, acredita. A pesquisa também questionou os empresários sobre o nível de confiança na retomada econômica após dois anos de pandemia, sendo que 66% afirmam estar confiantes, contra 48% no mesmo período em 2021.
A Boa Vista também questionou os empresários sobre os desafios enfrentados e as ações esperadas para alavancar os negócios. Para 61% deles, a diminuição da inadimplência é um dos desafios para o bom desenvolvimento dos negócios em 2022. Para 53%, a expectativa é conseguir aumentar a atuação no mercado e 57% pretendem realizar negócios através do e-commerce e das redes sociais. “Pura demonstração de que o comerciante sempre enxerga as dificuldades como oportunidades”, falou sorrindo ao verificar a possibilidade de melhorias no varejo em geral em pouco tempo.
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Márcio C Medeiros – Jornalista