Dia 15 de março é celebrado mundialmente o Dia do Consumidor. O superintendente da Associação Comercial e de Inovação de Marília, José Augusto Gomes, lembra que a data é comemorada desde 1962, quando surgiu nos Estados Unidos. “No Brasil passamos a dar grande importância e relevância, somente a partir de 2014”, recordou o dirigente mariliense ao lembrar a movimentação que o varejo vem promovendo por causa da data, criando, inclusive, a chamada “Semana do Consumidor”. “Como se trata de um dia normal de trabalho, muitas lojas estão realizando promoções durante toda a semana”, apontou o dirigente ao destacar a própria campanha desenvolvida pela associação comercial em realçar a data durante todo o mês. “Fomos mais além, em realizar a campanha “Liquida Marília”, durante todo o mês de março”, destacou o dirigente ao mostrar neste mês, duas datas interessantes para o varejo: Dia 08, Dia Internacional da Mulher e Dia 15, Dia Internacional do Consumidor.
De acordo com José Augusto Gomes o Dia do Consumidor foi originalmente criado pelo ex-presidente dos EUA, John Kennedy, para celebrar os direitos do consumidor nos Estados Unidos, em 1962. No Brasil o evento ganhou vida em 2014, e ano a ano, a data vem se destacando no varejo “on-line”, inicialmente, devido ao seu volume de buscas, vendas e intenções de compra. Com isso, tornou-se um evento praticamente obrigatório para os e-commerces, também. Recentemente, surgiu a tendência de expandir a data para a Semana do Consumidor, e as lojas passaram a oferecer uma semana inteira de promoções, incentivando os clientes a anteciparem as compras. “É assim que vai se tornando tradição, dependendo muito da demanda”, falou o experiente dirigente, ao apontar a “Black Friday” como exemplo neste sentido.
Ao observar as recentes pesquisas sobre a data, José Augusto Gomes mostra que o faturamento total do varejo “on-line”, por exemplo, entre 1 e 15 de março do ano passado foi de R$ 7,2 bilhões. Segundo a pesquisa da AlliN, o período de um mês que antecedeu o Dia do Consumidor foi marcado por diversos picos de visitas no e-commerce. Esse cenário revela a importância da ativação de campanhas com antecedência para a geração de tráfego. Já as vendas tiveram o seu pico no próprio Dia do Consumidor, indicando que muitos usuários acompanharam os produtos desejados ao longo do mês e, então, fizeram suas compras na data oficial do evento. As categorias de produtos que mais geraram faturamento na ocasião foram Telefonia, Eletrodomésticos, Eletrônicos, Informática e Moda e Acessórios. Já em relação ao número de pedidos, os segmentos de destaque foram Moda e Acessórios, Beleza e Perfumaria, Alimentos e Bebidas, Saúde e Utilidades Domésticas.
Seja para o dia, semana ou mês de celebração ao consumidor, José Augusto Gomes sugere que o lojista se preocupe em oferecer promoções atrativas; ouvir os desejos do consumidor; divulgar as atividades da loja e os produtos de destaque; oferecer vantagens aos consumidores; diversificar as formas de vender oferecendo várias alternativas de pagamento; realizar pesquisas e procurar a fidelização dos clientes; oferecer segurança no atendimento. “O importante é ter as lojas movimentadas e o consumidor se sentir bem em comprar”, generalizou o dirigente da associação comercial que acredita no fortalecimento da data com o passar dos anos. “Pode ser que em breve seja até um dia especial de atendimento”, arriscou ao lembrar, novamente, do que aconteceu com a “Black Friday” que passou a ser uma data importante no calendário do varejo em geral.
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Márcio C Medeiros – Jornalista