5 de janeiro de 2023
Dirigente da associação comercial mostra ânimo para 2023

O vice-presidente da Associação Comercial e de Inovação de Marília, Carlos Francisco Bitencourt Jorge, considerou válido e positivo, o Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP), apresentado pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP), que alcançou 103 pontos em dezembro, obtendo um aumento de 4% em relação ao mês anterior, e 21% na comparação interanual. “É importante percebermos que o consumidor está reagindo positivamente e o lojista precisa se preparar”, disse o dirigente mariliense ao observar a série histórica do ICCP que apresenta tendência crescente desde maio de 2021, passando ao campo otimista (acima de 100 pontos) em outubro deste ano, interrompendo sua longa permanência no patamar pessimista (abaixo de 100 pontos), iniciada em março de 2020, que marcou o início do período de isolamento social.

O Índice de Confiança do Consumidor Paulista mostrou predominância na percepção positiva das famílias, em relação a sua situação financeira e de emprego atual. “As expectativas se mostraram cada vez mais positivas, coincidindo com o comportamento do Índice Nacional de Confiança (INC). O mesmo acontece quando o assunto é a situação financeira atual”, diz Ulisses Ruiz de Gamboa economista da Associação Comercial de São Paulo, ao avaliar os números apresentados. “São indícios de que teremos uma temporada muito melhor que a que acabou de terminar”, reforçou Carlos Francisco Bitencourt Jorge que vem acompanhando as últimas tendências do consumidor em geral.

Com a confiança em alta, aumenta a disposição dos consumidores para adquirirem itens de maior valor, como carro e casa, geladeira e fogão, e também a predisposição para investir no futuro. Na abertura do indicador por classe econômica, em dezembro, a confiança das famílias residentes no estado de São Paulo pertencentes a todas as faixas socioeconômicas cresceu. O destaque ficou para a classe C, que apresentou maior elevação da confiança. “Dentre os paulistas houve um aumento de 5,6% em relação ao mês anterior”, disse o vice-presidente da associação comercial mariliense, ao se aprofundar nos dados da pesquisa. Segundo ele houve melhora “em relação ao sentimento sobre emprego e renda no presente e no futuro, o que se reflete em maior disposição a comprar e a investir”.

Carlos Francisco Bitencourt Jorge disse que o comportamento crescente similar ao ICCP para todas elas, mostra que está havendo também crescimento mais pronunciado na confiança dos entrevistados pertencentes à classe “C”, que pela primeira vez, desde fevereiro de 2020, passou para o campo otimista. “Os resultados do ICCP e do ICCSP de dezembro seguem trajetória similar ao INC, com recuperação da confiança baseada tanto na melhora da percepção em relação à situação financeira atual das famílias, como nas expectativas sobre os próximos meses”, afirma Ruiz de Gamboa, reforçando a visão otimista quanto ao comportamento do consumidor em geral no varejo. “Depois do ambiente tenso que vivemos na política, a Copa do Mundo terminando cedo para o Brasil, isso tudo ajudou no olhar do consumidor para o varejo”, acredita o mariliense ao encontrar nesta melhora generalizada da confiança, do ponto de vista econômico, através de uma maior geração de empregos, pelo aumento da renda, que também foi impulsionado pelas transferências de renda realizadas pelo Governo Federal, e pelo fim das restrições à mobilidade social. “Pequenas ações que ajudaram bastante”, resumiu.

#
Márcio C Medeiros – Jornalista

Últimas atualizações