29 de março de 2022
HACKATHON – Associação Comercial estimula ideias inovadoras

A Associação Comercial e de Inovação de Marília participou no último fim de semana, nas dependências do Ginásio de Esportes da Universidade de Marilia (Unimar) do 1º Hackathon AgroVet Connect Unimar, um evento voltado para a geração de ideias inovadoras no segmento empreendedor. Segundo o presidente da associação comercial mariliense, Adriano Luiz Martins, foram apresentadas ideias para quatro empresas: IBS – Instituto BioSistêmico; Fazenda Água Limpa Prime Coffee; Usina Ibéria – Grupo Toledo; e Fórmula Natural – Adimax. “Uma competição saudável e bastante produtiva”, disse o dirigente ao acompanhar as disputas e considerar o nível da competição como elevado, resultando em bons planos de negócios para as empresas convidadas. “Não é a questão de ganhar os prêmios e sim de mostrar as ideias inovadoras”, falou ao lembrar que as equipes que ficaram nos cinco primeiros lugares receberam R$ 42 mil em prêmios, o que contemplou além dos valores em dinheiro, bolsas de estudo na pós-graduação da Unimar Ead.

O vice-presidente da diretoria e coordenador de Processo de Inovação da associação comercial mariliense, Carlos Francisco Bitencourt Jorge, explica que o evento foi híbrido, realizado remotamente e presencialmente no ginásio de esportes da Unimar, com transmissão ao vivo das 12 horas de atividades, contando com mais de 600 inscritos que foram divididos em equipes multidisciplinares, além da participação de mentores nas áreas de agronegócio e medicina veterinária, tecnologia da informação, negócios, jurídico e marketing. “A Unimar proporcionou um ambiente perfeito para os participantes pensarem novas soluções e inovações no agronegócio e medicina veterinária”, disse o dirigente da associação comercial ao elogiar a infraestrutura organizada pela Unimar para a realização do evento que foi o primeiro dos quatro “hackathons” que serão realizados ao longo deste ano. “Serão realizados outros eventos semelhantes nas áreas de exatas, humanas e saúde/biológicas”, disse Miquelle Cardoso, executiva do Connect Ambiente de Inovação, da associação comercial de Marília, ao acompanhar o planejamento desenvolvido para todas as áreas de conhecimento com possibilidade a inovação em múltiplos contextos.

As quatro empresas participantes do evento receberão todos os modelos de negócios desenvolvidos pelos “jovens inovadores”, durante a disputado deste “Hackathon”. “Independentemente do resultado final, qualquer uma das equipe poderá se tornar futuramente uma “startup”, e estes projetos sendo convidados a fazerem parte do Connect Ambiente de Inovação da associação comercial”, disse Carlos Francisco Bitencurt Jorge ao lembrar que a entidade da classe empreendedora de Marília vem oferecendo suporte especializado para o desenvolvimento de empresas inovadoras no mercado em geral.

Miquelle Cardoso também considerou o evento com elevado nível de disputa e tem a certeza de que as empresas participantes receberam bons projetos inovadores com amplas condições de sucesso. Este Hackathon AgroVet é uma realização conjunta do Connect Ambiente de Inovação, da Associação Comercial e de Inovação de Marília, com a Universidade de Marília, através da Unimar EAD, bem como com o apoio da Cooperativa Sicoob. “Os dois lados foram beneficiados: as empresas e os jovens inovadores”, acredita a dirigente do Connect Ambiente de Inovação.

#
Márcio C Medeiros – Jornalista

Últimas atualizações