A diretoria da Associação Comercial e de Inovação de Marília está estimulando os comerciantes marilienses a promoverem no mês de setembro, o mês todo com campanha promocional favorecendo ao consumidor oportunidades para comprar. Segundo o presidente da entidade, Adriano Luiz Martins, existem motivos de sobra para que o lojista realiza algum tipo de campanha para estimular o consumidor a investir entre as lojas da cidade. “É um mês com muitas datas comemorativas ligadas ao comércio”, disse o dirigente que reconhece ser complicado neste mês de setembro escolher dentre as datas comemorativas a que mais atrair consumidores para o centro comercial, galerias de lojas ou shopping. “Daí a sugestão para que seja o mês todo”, sugeriu o dirigente mariliense ao lembrar que praticamente todos os meses do ano existem datas estimulantes para o consumidor em geral. “Setembro não seria diferente”, destacou.
O superintendente da Associação Comercial de Marilia, José Augusto Gomes, também concorda com a colocação do presidente da entidade ao citar pelo menos cinco datas significativas para apontar o mês de setembro como o mês dedicado ao consumidor, apesar de ser o dia 15 de março o Dia do Consumidor comemorado no Brasil oficialmente, principalmente para lembrar os direitos que os cidadãos possuem enquanto consumidores. “Mas para comprar e vender é bom mesmo o mês de setembro”, disse José Augusto Gomes ao apontar a Semana do Brasil, com a comemoração do 7 de setembro, Dia da Independência, Dia do Irmão celebrado no dia 05; Dia do Cliente que é comemorado dia 15 e o Dia da Secretária que é destacado no dia 30 de setembro. “Assim sendo, temos comemoração praticamente em todas as semanas do mês”, destacou.
Apesar de haver tanta data assim para comemorar no varejo, em nenhum dia do mês haverá abertura especial do atendimento no comércio no período da noite, tão pouco aos sábados. De acordo com o calendário de funcionamento das lojas na cidade, somente os dois primeiros sábados do mês estarão com funcionamento especial das 9 às 17 horas, estando os outros três sábados, dias 16, 23 e 30 de setembro com funcionamento das 9 às 13 horas. “Os dias da semana serão sempre das 8 às 18 horas”, destacou José Augusto Gomes ao afirmar ser cedo para sugerir mudanças. “Com o tempo e o movimento, a extensão do horário passa a ser algo normal e natural”, falou ao citar a “Black Friday” que começou de forma inesperada e que atualmente está entre as principais datas comemorativas do comércio em geral, chegando, inclusive, a se envolver com as vendas de Natal, com uma espécie de antecipação das vendas. “O período para as vendas no Natal está ficando mais ampliado”, disse o superintendente da associação comercial mariliense.
A proposta da diretoria da entidade da classe que representa os empreendedores de Marília é para que o lojista estude a possibilidade de realizar qualquer tipo de promoção na loja, aproveitando essas datas comemorativas. “Consumidor quer preço bom, condições de pagamento facilitadas e atendimento diferenciado”, enumerou Adriano Luiz Martins que acredita ser interessante o motivo promocional que pode e deve aquecer as vendas em setembro. “Antigamente ficávamos limitados a mudança de estação”, recordou. “Agora temos uma sequência de datas comemoradas neste mês que pode ser aproveitada para atrair consumidores”, sugeriu o dirigente da associação comercial local.
#
Márcio C Medeiros – Jornalista