Serviço de consulta ágil para vender e receber na Acim

José Augusto Gomes, superintendente da Acim, fala sobre o novo serviço de consulta que será apresentado
De acordo com o dirigente o sistema de consulta atual, o Pessoa Física SCPC Integrado, que funcionará até o final deste mês, será substituído pelo “Consulta Acerta”, que é considerado um tipo de consulta mais moderno para análise de risco, com informações específicas que ajudará o lojista a conhecer melhor com quem está negociando, tornando assim as vendas mais assertivas. “Hoje a principal ferramenta do lojista é a informação”, disse Libânio Victor Nunes de Oliveira ao lembrar de que as vendas estão difíceis, e mesmo assim, quando acontecem, nas vendas parcelas, podem surgir surpresas desagradáveis. “A maioria dos consumidores deixa de pagar as prestações por problemas que surgem no transcorrer do período”, acredita o presidente mariliense. “Mais importante do que vender, é não errar na hora de conceder o crediário”, explicou o administrador ao alertar para o problema da inadimplência que muitas vezes silenciosamente vai tornando a empresa fraca e inadiministrável.
Para o superintendente da Acim, José Augusto Gomes, este novo sistema de consulta ajudará na análise do risco de crédito e orientará o lojista se o negócio deve ou não ser concluído. “A decisão final é sempre da empresa”, disse o dirigente mariliense que acredita ser um sistema que reduzirá o risco nas vendas para consumidores com alta probabilidade de se tornarem inadimplentes. “O próprio sistema vai sugerir o valor mais adequado de crédito para cada cliente, aumentando assim a probabilidade de pagamento sem risco”, comentou José Augusto Gomes que acredita na redução de custos com futuras ações de cobrança e falta de pagamento de produtos e serviços.
Atualmente o empresário precisa consultar o SCPC, o SCPC integrado e o SCPC Protesto, para começar a tomar a decisão de liberar o crédito ou não para o consumidor. Com o novo sistema, será uma única consulta em que haverá a avaliação de risco, mais da renda estimada, dos dados cadastrais, dados restritivos e dados comportamentais, entre outras informações sobre o cliente. “Hoje o associado recebe vários relatórios, enquanto que com o novo sistema passará a ser um só”, falou José Augusto Gomes ao lembrar da existência de 10 tipos de relatórios que serão integrados no “Acerta Completo”, por exemplo. “Existirão três pacotes que o comerciante pode escolher de acordo com o tipo da empresa”, acrescentou o superintendente da Acim, que também acredita na presença de um bom público, já que o evento é gratuito e necessita apenas de avisar a secretaria da Acim para a participação.