Atendimento: [14] 3402-3300

Utilização dos cheques cresce em Dezembro, segundo SCPC

Adriano Luiz Martins, presidente da associação comercial mariliense, fala sobre as vendas com cheques no varejo

 

Movimentação do varejo na cidade de Marília no mês de Dezembro de 2020, considerado o melhor período do ano pelos comerciantes, segundo dados do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), da Boa Vista Serviços, pela Associação Comercial e Industrial de Marília, registrou aumento na utilização dos cheques na ordem de 7,3% no comparativo ao mesmo período em 2019. Segundo o presidente da associação comercial mariliense, Adriano Luiz Martins, isso quer dizer que a movimentação entre as lojas de Marília foi considerada boa, em razão da retomada, inclusive, desta prática comercial. “O uso dos cheques vem caindo constantemente, em virtude do grande uso dos cartões de crédito, débito e benefícios”, afirmou o dirigente que considerou interessante o levantamento realizado pelo órgão de consulta ao crédito em Marília.

De acordo com o presidente da entidade dos comerciantes, no ano passado foram realizadas 597 consultas sobre os cheques, enquanto que este ano foram realizadas 641 consultas, perfazendo uma diferença positiva de 7,37% no comparativo. “Quer dizer que além do pagamento à vista, ou com os cartões, o consumidor utilizou bastante os cheques”, falou ao verificar na somatória dos meses de: Setembro, Outubro, Novembro e Dezembro, quando o comércio retomou as atividades, somente em Novembro houve queda no uso dos cheques. “Nos demais meses só crescimento”, disse ao contabilizar 2.589 consultas realizadas nesses quatro meses do ano de 2019 com os quatro meses de 2020 que totalizou 2.135 consultas. “É preciso lembrar que naquela época não havia a quarentena”, ressaltou Adriano Luiz Martins ao verificar uma queda de apenas (-) 17,54% nos dois quadrimestres.

No mês de Setembro foram realizadas 684 consultas sobre os cheques, diante das 789 realizadas no mês seguinte, em Outubro. No mês de Novembro somente 21 consultas e em Dezembro as 641 consultas. “No mês de Novembro a “Black Friday” e as vendas eletrônicas são muito intensa, e neste sistema os cheques não são utilizados”, lembrou o superintendente da associação comercial, José Augusto Gomes, que monitora o comportamento do consumidor através das consultas sobre o crédito. “Isso não quer dizer volume de vendas e sim de consultas”, destacou. “O fato de consultar, não representa venda efetivada”, lembrou o superintendente da associação comercial ao deixar claro a inexistência de ferramentas que acompanhem o volume de vendas. “Mas não deixa de ser um bom sinal, afinal, mais consultas querem dizer maior interesse do consumidor em comprar”, falou animado.

O sistema da Boa Vista Serviços, através da Associação Comercial e Industrial de Marília, está disponível aos associados que vendem através dos cheques, que ao ser consultado o CPF do emissor, é possível evitar o recebimento de cheques roubados, furtados ou adulterados, quando o prejuízo passa a ser total para o comerciante. Além disso, é possível prever se o cliente tem restrição bancária ou se tem feito muitas compras com cheques, comprometendo o pagamento. “Consultar sempre foi a melhor alternativa para o lojista de evitar a inadimplência”, garante Adriano Luiz Martins que defende a consulta prévia que leva questão de minutos. “É rápido, prático, funcional e garantido”, defendeu o dirigente ao sugerir aos associados que aceitam o pagamento com cheques, que sempre façam a consulta. “Dependendo das informações apresentadas, o comerciante decide se aceita ou não o pagamento com cheques”, explicou o presidente da Associação Comercial e Industrial de Marília.

Utilização dos cheques cresce em Dezembro, segundo SCPC
Avalie esta postagem
Siga-nos e curta-nos:

Seja um associado

Independente do porte e segmento da sua empresa, na ASSOCIAÇÃO certamente existe um benefício perfeito para vocé

Dúvidas?