Atendimento: [14] 3402-3300

Vendas melhoram com o otimismo do consumidor

Manoel Batista de Oliveira é o atual vice-presidente da diretoria da associação comercial de Marília.

 

O vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Marília, Manoel Batista de Oliveira, festejou os dados de recente pesquisa no varejo de acordo com o “Balanço de Vendas”, elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal/ACSP com base em amostra fornecida pela Boa Vista Serviços. “Os números são animadores com elevação de 2,2% em outubro sobre o mesmo período de 2018”, disse o dirigente mariliense com foco nas vendas de Novembro com a Black Friday e em Dezembro com o Natal. “As vendas foram mais fracas do que o esperado, provavelmente para o aproveitamento das promoções da Black Friday e das Festas do Final de Ano”, acredita o dirigente que tem percebido isso no comércio onde atua.

De acordo com as vendas a vista, houve um crescimento de 3,7% em outubro e podem ter sido impulsionadas pelo Dia das Crianças e também pelo “Halloween”, que têm como foco de vendas itens de menor valor, como roupas, brinquedos e adereços. Por outro lado, as transações a prazo tiveram alta de 0,6% no período, o que pode ser um indicador de cautela do consumidor em outubro para a efetivação de compras de bens duráveis em novembro e dezembro. “Acredito que o consumidor esteja cauteloso agora, mas deve investir mais e melhor a partir deste período com a primeira parcela do 13º salário e a liberação do FGTS”, comentou o vice-presidente da associação comercial mariliense.

Com relação a setembro, as vendas de outubro aumentaram em média 13,2%. Apesar de setembro não apresentar datas comemorativas importantes para o comércio – a Semana do Brasil ainda está em seu primeiro ano – o mês teve dois dias úteis a mais. Como é de praxe, outubro mostrou-se mais forte, puxado pelo Dia das Crianças, que é uma data já consolidada, considerado por muitos como a quarta melhor venda no varejo, superando o Dia dos Namorados, perdendo apenas para Natal, Dia das Mães e Dia dos Pais. A variação, no entanto, mostra-se um pouco maior do que a média dos últimos 3 anos (11,5%). “A expectativa é de que o último trimestre seja um pouco mais forte do que a dos últimos três anos devido à antecipação do saque do FGTS e pela queda dos juros, beneficiando principalmente às vendas de maior valor”, comentou Emílio Alfieri, economista da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

As campanhas com sorteio de prêmios são outros atrativos que estimulam as vendas, no pensamento do vice-presidente da associação comercial, ao lembrar do sorteio de automóveis e motocicletas para consumidores e comerciários que participarem da campanha em desenvolvimento pela associação comercial. “Não tenho dúvidas de que este tipo de estímulo ajuda muito, afinal, todos querem ter a chance de concorrer”, disse Manoel Batista de Oliveira ao apontar a campanha “Sorte Grande”, que vem sendo realizada durante toda a temporada e que será finalizada dia 26 de Dezembro com a entrega de um automóvel, uma motocicleta, aparelhos celulares, hoverboads e vales compra.

Vendas melhoram com o otimismo do consumidor
Avalie esta postagem
Siga-nos e curta-nos:

Seja um associado

Independente do porte e segmento da sua empresa, na ASSOCIAÇÃO certamente existe um benefício perfeito para vocé

Dúvidas?