Dirigentes da Associação Comercial e Industrial de Bastos estiveram visitando a sede da Associação Comercial e Industrial de Marília, quando houve a possibilidade da troca de ideias sobre programas voltados para os associados, como forma de assessorar os empresários principalmente neste período pós pandemia em busca da recuperação financeira da economia em geral. “Agora mais do que nunca as associações comerciais passaram a ter um papel fundamental neste processo”, disse o presidente da instituição mariliense, Adriano Luiz Martins, que acumula a função de vice-presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp). “Neste momento muitos varejistas estão necessitando de orientação, informação e conhecimento”, enfatizou o dirigente de Marília ao recepcionar Celso Roberto Gomes, atual presidente; José Claudio Caldeira, ex-presidente e atual vice, além da gerente administrativa, Alessandra de Oliveira Segura Pereira, e do representante jurídico, Adriano Guedes, todos de Bastos.
No encontro, que foi um misto de visitação e conversas específicas, os visitantes tiveram a chance de conhecer as novas e modernas instalações da sede da entidade de Marília, que conta com a instalação da Inteligência Artificial, uma novidade dentre as associações comerciais paulistas. “Realmente, bastante interessante o uso inteligente da tecnologia”, disse Celso Roberto Gomes, surpreso com o que presenciou. “Bem utilizado o local e muito bem distribuído”, constatou José Claudio Caldeira ao conhecer os departamentos e as áreas em comum dentro da nova sede. “O interessante é que ao mesmo tempo, todos ficam juntos e bem distribuídos”, falou Alessandra de Oliveira Segura Pereira.
Para o superintendente da associação comercial mariliense, José Augusto Gomes, visitas assim fazem com que todos aprendam uns com os outros. “Conversamos sobre os programas que oferecemos e os que eles disponibilizam e percebo uma semelhança bem grande em nossas ações”, falou o dirigente mariliense que, além de conhecer a sede em Bastos, acompanha a performance da entidade nos últimos anos junto a federação. “Bastos sempre foi vista com muito carinho, diante da particularidade de ser uma instituição de apoio ao empresariado e de fortalecimento do comércio local de forma bem peculiar”, falou ao encontrar a instituição bastense em vários eventos promovidos pela federação, pelo SCPC Serviços e demais parceiros da federação. “Esse envolvimento com a federação faz com que a entidade tenha alternativas a oferecer para os associados”, frisou ao citar o Sebrae, a Jucesp, a Certificação Digital e tantos outros que atuam entre as associações comerciais paulistas.
Horário de funcionamento do comércio, as campanhas promocionais de final do ano, as vendas no Natal, e principalmente as questões políticas que influenciam a economia de forma direta, também não deixaram de ser citadas no encontro, principalmente em se tratando do setor varejista que é intenso nesta época do ano. “A retomada lenta e gradual está sendo generalizada”, falou Adriano Luiz Martins animado com a “Black Friday” em Novembro e o Natal em Dezembro. “Além disso, conversamos sobre a visita da diretoria da Facesp em Marília, no próximo dia 19 de Novembro, quando o presidente Cotait apresentará algumas novidades para as associações comerciais de nossa região”, resumiu Adriano Luiz Martins, responsável por 19 associações comerciais do centro-oeste paulista, na qualidade de vice-presidente da Facesp.