16 de dezembro de 2021
41% dos lojistas acreditam em elevação nas vendas no Natal

O mês de Dezembro começou com bom movimento entre as lojas do comércio da cidade de Marília, principalmente no período da noite, iniciado no dia 06, ainda com reflexo do “Black Friday” do mês anterior e também prejudicado em alguns dias por causa das chuvas. Mas mesmo assim, os lojistas em geral estão com expectativas positivas nas vendas. De acordo com recente pesquisa desenvolvida pela Associação Comercial de São Paulo, 41% dos comerciantes acreditam em elevação nas vendas, enquanto que 22% acreditam num movimento igual o realizado no ano passado. “Isso quer dizer que a maioria está otimista com as vendas”, concluiu Adriano Luiz Martins, presidente da associação comercial mariliense. “O Natal continua sendo o melhor período para o varejo, representando, em média, 11% do faturamento das empresas, mas diante da pandemia existente, deve ultrapassar 15% do faturamento neste ano”, falou o dirigente mariliense.

Com as lojas funcionando das 9 as 22 horas durante a semana, a tendência é de que o volume de vendas seja maior que a do ano passado, que foi baixa em razão da pandemia. “Em 2019, com o último Natal antes da pandemia, 51% dos lojistas acreditavam em um volume maior de vendas para o período”, recordou Adriano Luiz Martins ao apontar o próximo domingo, dia 19, quando as lojas de Marília estarão abertas das 9 as 17 horas, conforme o calendário de funcionamento do comércio para este final do ano. “No ano passado, com as restrições de funcionamento, não serve como parâmetro para este ano”, falou ao mostrar que as consequências da pandemia ainda resistem no varejo em geral. “O poder de compra do consumidor diminuiu e ele se tornou mais seletivo”, opinou.

Outro aspecto argumentado pelo presidente da associação comercial de Marília é quanto as contratações. O Natal deste ano não deve promover uma grande abertura de vagas no mercado de trabalho, segundo o estudo da Boa Vista, em pesquisa realizada entre os comerciantes paulistanos, que ditam as tendências no varejo brasileiro, por concentrar o maior número de lojas na América do Sul. “Os números mostram que apenas 21% dos empresários pretendem fazer novas contratações em função da data comemorativa”, disse ao verificar que esses números representam uma queda em relação a 2020, quando 24% dos entrevistados pretendiam contratar novos funcionários para o Natal. “O comportamento político e econômico do País estão gerando muitas incertezas econômicas”, comenta o dirigente mariliense.

A confiança empresarial, apesar das incertezas, é grande. Pesquisa da Boa Vista Serviços aponta ainda que 56% dos empresários consultados pretendem realizar investimentos em seus negócios até o final deste ano. Deste total, 6 em cada 10 irão apostar em novos produtos e também em tecnologia da informação. Outros 51% pretendem aplicar em mão de obra qualificada. Também foi registrado aumento significativo na expectativa de aumento no faturamento. No 3° trimestre de 2020 esse índice era de 42% e este ano, 60% esperam conseguir alavancar os lucros. “O empresariado em geral é otimista por opção”, falou Adriano Luiz Martins ao perceber que junto à necessidade de investir para gerar crescimento, o estudo também apresenta que 49% dos empresários esperam diminuição relevante no nível de endividamento das empresas: 38% acreditam que os índices devem cair, 30% receiam que ocorra crescimento, e outros 32% apostam na estabilidade. “É para fechar o ano no azul”, frisou.

Últimas atualizações