A diretoria da Associação Comercial e Industrial de Marília lamentou muito a morte do ex-presidente da entidade, Kalil Haddad, que durante os anos de 1972 a 1979 esteve à frente da instituição, sucedendo Carlos Spressão e antecedendo Pedro Pavão na presidência. “Pessoa objetiva, sincera e super tranquila”, lembrou João Gonçalves, atual coordenador do Programa Acim-Saúde, e que está na associação comercial há quase 50 anos. “Pessoa de convicções próprias, firme nas decisões e muito correta”, recordou o conselheiro fiscal, Odair Aparecido Martins, o segundo mais antigo presente na instituição com mais de 40 anos de atuação. “Marcou época no comércio e na liderança da cidade”, destacou Subhi Admad Khalil Abu Khalil, o terceiro mais antigo a participar da associação comercial, atualmente na coordenação do Programa Acim-Saúde.
O atual presidente Adriano Luiz Martins, até pela idade, não conheceu Kalil Haddad, que completou 96 anos de idade em 2021, mas sempre quando é lembrado, as pessoas falam com respeito e admiração. “A história fala por si só, que ele foi um presidente que acreditava no progresso, na prosperidade, e foi um defensor do setor varejista com muita garra e determinação”, comentou o dirigente que teve a oportunidade de conhecer pessoalmente Kalil Haddad no aniversário de 80 anos da Associação Comercial e Industrial de Marília, quando o então presidente, Libânio Victor Nunes de Oliveira, reuniu todos os ex-presidentes vivos em homenagem pelo trabalho que realizaram. “Ficamos todos surpresos naquela noite, pois, Kalil Haddad esteve presente e ainda se manifestou falando palavras de estímulos à todos que ali estavam”, recordou Adriano Luiz Martins que em 2014 fazia parte da diretoria executiva da associação comercial, quando foi festejado o 80º aniversário da entidade.
José Augusto Gomes, superintendente da associação comercial, lembra com afeto a presença de Kalil Haddad na instituição, afinal, foi em 16 de Março de 1979 quando foi admitido como funcionário, a partir daquela gestão. “Eu era muito garoto, e lembro que toda vez que o presidente Kalil Haddad chegava na associação comercial, o clima se transformava para melhor”, recorda o mais antigo colaborador da instituição que de lá para cá, acompanhou os demais presidentes eleitos. “Cada um marcou de uma forma, mas o senhor Kalil Haddad era exageradamente respeitado, e por muito tempo todas as decisões importantes ele participava”, disse José Augusto Gomes, que completou 42 anos como funcionário da entidade. “Fora o tempo de legionário”, acrescentou ao lamentar a morte do ex-presidente que o contratou. “Naquele aniversário de 80 anos da associação comercial, ele esteve presente com quase 100 anos e a gente sentia que ele estava feliz”, recordou.
O ex-presidente Libânio Victor Nunes de Oliveira também se lembra bem daquela noite quando os ex-presidentes foram homenageados, pelo aniversário da associação comercial. “Tínhamos dúvidas se ele participaria, e ao chegar com o evento já iniciado, foi aplaudido demoradamente por todos, que reconheceram o esforço dele em participar da cerimônia e pelo que representava a associação comercial na vida dele”, disse o atual presidente do Conselho Consultivo da entidade. “Naquela noite foi possível reunir nove ex-presidentes, o que já não será mais possível, infelizmente”, falou ao presidir de 2012 a 2017 a diretoria executiva da associação comercial mariliense. “Kalil Haddad marcou época no comércio de Marília com a Casa São Jorge no centro comercial de Marília”, disse em tom saudosista. “E não foi diferente a liderança que ele detinha e que foi importante para a cidade”, reconheceu.