O responsável pelo Programa de Fortalecimento das Associações Comerciais Paulistas (Pfor), da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Ary Russo, esteve na sede da Associação Comercial e de Inovação de Marília, reunido com o superintendente da entidade mariliense, José Augusto Gomes, bem como com a responsável pelos programas da Facesp no centro-oeste paulista, Leni Jane Seabra e com Luara Martins a agente de desenvolvimento da Facesp, e também com o vice-presidente da federação, Adriano Luiz Martins, que acumula o cargo de presidente da associação comercial mariliense. “Estamos iniciando um trabalho de levantamento dos trabalhos, até então, em desenvolvimento pelas associações comerciais de outras cidade, além de obter conhecimento das necessidades daquelas consideradas menores”, disse o dirigente responsável por 19 associadas da Facesp na região.
De acordo com Adriano Luiz Martins a federação quer saber quais as realidades que elas se encontram no sentido de se fazer um levantamento sobre as necessidades de equipamentos, mão de obra e treinamento. “Queremos saber o que é preciso para que as associações comerciais busquem mais e melhores associados”, enfatizou o vice-presidente da Facesp que vem mantendo contato frequente com cada um dos 18 presidentes de associações comerciais da região administrativa de número 15 da federação. “Queremos entender melhor o que está acontecendo e fortalecer a nossa rede”, completou Ary Russo, que está visitando todas as sedes das regiões administrativas da federação no Estado de São Paulo. “Nestes encontros são passadas as diretrizes da Facesp e acompanhamento do programa”, completou José Augusto Gomes que esteve o tempo todo na companhia do visitante.
Com o objetivo de promover este acompanhamento entre as 19 associações comerciais da região, a agente de negócios da federação tem visitado cada uma delas promovendo este levantamento individual. “A partir destas informações será possível auxiliar no desenvolvimento de cada uma delas”, frisou Adriano Luiz Martins que reconhece a diferença entre elas desde tamanho, quantidade de serviços oferecido e potencial de crescimento. “Cada associação comercial vive uma realidade, de acordo com o perfil da cidade onde está localizada”, explicou ao enxergar neste trabalho que vem sendo realizado, uma forma de poder atender a cada uma deles de forma diferenciada. “Nem sempre um dos nossos programas tem o mesmo desempenho em todas as outras”, disse o vice-presidente da Facesp na região. “Diante da grande quantidade de programas disponíveis, a ideia é fazer com que haja um equilíbrio entre eles, ao serem utilizados pelos comerciantes associados”, comentou.
Programas como: Certificado Digital, Cartão de Benefícios, Instituição Financeira, Certificado de Origem, CRDC, Programa Empreender, Facesp Mulheres, Faculdade do Comércio, Instituto Talentos e Profis “On-line”, todos eles são disponibilizados para as mais de 420 associações comerciais espalhadas no Estado de São Paulo, e todas elas passam por um monitoramento de desempenho. “O Plano de Fortalecimento da Rede Facesp foi criado para oferecer condições econômicas e estruturais para que as associações comerciais possam crescer e se desenvolver, tendo como ponto de apoio o trabalho do agente de desenvolvimento regional e do vice-presidente regional da federação”, explicou Ary Russo que faz o trabalho de assessoramento para ambos os lados. “Mais de 90% das associações comerciais são consideradas pequenas, o que equivale a 223 entidades da rede Facesp, que já apresentaram algum tipo de resultado positivo, após o apoio do plano”, falou entusiasmado com o trabalho que vem sendo realizado no centro-oeste paulista.
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Márcio C Medeiros – Jornalista