A Associação Comercial e de Inovação de Marília está estimulando os comerciantes da cidade a promoverem uma ampla liquidação neste mês de Março que se inicia. Com o tema: Liquida Marília, a campanha visa despertar no consumidor o interesse em visitar as lojas da cidade a procura de produtos que serão liquidados na renovação de estoques. “É momento de liquidar”, disse o presidente da entidade, Adriano Luiz Martins, ao considerar uma excelente oportunidade para comerciantes e consumidores. “Muitas lojas estão se preparando para a nova coleção da próxima estação e terão que liquidar muitos produtos”, comentou o dirigente ao encaminhar material da campanha promocional com este objetivo. “E certamente ressaltando o funcionamento das lojas nos dois primeiros sábados do mês, até as 17 horas”, frisou o representante da classe empreendedora de Marília.
De acordo com o superintendente da associação comercial mariliense, José Augusto Gomes, são períodos em que o varejo aproveita para mudar vitrines, oportunidades de vendas, e até argumentos de persuasão. “O comércio se baseia no Verão, Outono, Inverno e Primavera”, pontuou o dirigente ao acreditar que os segmentos mais importantes do varejo acompanham esta divisão. “O Verão acontece no Brasil no período de 21 de Dezembro a 21 de Março”, disse o superintendente da associação comercial ao observar o calendário. De 21 de Março a 21 de Junho acontece o Outono, enquanto que de 21 de Junho a 23 de Setembro será o Inverno. A Primavera será de 23 de Setembro a 21 de Dezembro. “O Outono é a primeira estação do ano, por isso começamos a temporada com o Liquida Marília”, explicou o dirigente de forma animada com a campanha que já se tornou tradição no calendário de atividades do comércio de Marília. “Esta estação do ano é tida como uma etapa de transição entre o verão, época com temperaturas mais altas, e o inverno, tradicionalmente mais frio”, falou.
No Outono é comum que os ventos também aumentam e ficam mais fortes gradativamente. Como o outono antecede o inverno, é normal, também, haver quedas de temperaturas constantes. Se há queda nas temperaturas, também há a diminuição da umidade do ar. Geadas e neve podem ser também comuns nessa estação do ano. “E diante desta instabilidade as lojas vendem mais produtos, pois, haverá a procura de produtos dos mais diversos”, falou ao acreditar em um grande movimento entre as lojas neste período do ano. “No Estado de São Paulo, além da pouca chuva, o outono 2021 também foi marcado por temperaturas acima da média”, recordou o representante da associação comercial. “A média das temperaturas mínimas registrada na capital paulista foi de 16,1ºC, o que representa 0,8ºC acima do normal”, disse ao prever dias quentes.
Os sábados dias 05 e 12 de março as lojas do comércio de Marília estarão funcionando das 9 as 17 horas, conforme o calendário de funcionamento das lojas da cidade, decidido em assembleia geral extraordinária. “Mesmo com o funcionamento do comércio, quase na normalidade, precisamos seguir os protocolos e recomendações dos órgãos oficias no combate a pandemia da Covid-19”, ressaltou Adriano Luiz Martins que acredita na retomada do comércio em geral nos próximos meses. “Estamos aprendendo a conviver com esse vírus”, falou ao acreditar em boas vendas a partir de Março. “Dizem que o ano começa depois do Carnaval, então que estejamos preparados”, falou sorrindo.
#
Márcio C Medeiros – Jornalista