A diretoria da Associação Comercial e de Inovação de Marília está incentivando os empresários marilienses a participarem do programa governamental denominado de “Meu Emprego”, uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, realizado pelas Secretarias dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Desenvolvimento Econômico, que visa promover a inclusão, permanência e desenvolvimento profissional de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, além de apoiar empresas na contratação e retenção destes profissionais. “Uma maneira inclusiva de acolher este tipo de mão de obra que é interessante para o empresariado em geral”, disse Adriano Luiz Martins, presidente da associação comercial local, que estará dia 11 de abril, segunda-feira, as 14 horas, recepcionando na Associação dos Engenheiros de Marília, Aracélia Costa, atual secretária estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
O Programa Meu Emprego conta com os Polos de Empregabilidade Inclusiva que atuam por meio da Metodologia do Emprego Apoiado, que desenvolvem diversas ações de assessoria, orientação, treinamento e acompanhamento personalizado, para pessoas com deficiência e empresas, antes, durante e depois da contratação destes profissionais. De acordo com dados da Relação Anual de Informações Sociais – RAIS 2018, compilados na Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência, mais de 154 mil pessoas com deficiência tem vínculos empregatícios. Desse número, 45% tem deficiência física, 18% auditiva, 14% visual, 11% intelectual, 8% reabilitado e 2% múltipla. “Emprego é para todos, dentro das idades possíveis e da possibilidade de cada pessoa”, disse a secretaria estadual. “O Governo de São Paulo está trabalhando para isso, abrindo portas para que as pessoas com deficiência cheguem ao mercado de trabalho”, defendeu. “A realização do ser humano, como pessoa, é muito importante e a economia participa disso”, frisou Aracélia Costa.
Cidades como: Marília, Araçatuba, Presidente Prudente, Bauru, Piracicaba e Sorocaba passam a ter os chamados “Polos de Empregabilidade Inclusiva”, que são equipes que desenvolvem diversas atividades, presenciais e a distância, que impulsionam a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho como: Busca de forma ativa os profissionais com deficiência e os indicam no perfil das vagas disponibilizadas; Acompanhamento de forma individualizada os processos seletivos e de admissão; Orientação nas estratégias e no uso de Tecnologias Assistidas nos postos de trabalho; Realização de palestras, oficinas e rodas de conversa de conscientização sobre o tema deficiência; e Suporte continuado à inclusão, permanência e desenvolvimento à pessoa atendida. “A expansão do Programa Meu Emprego Inclusivo, sob a responsabilidade do ITS Brasil, atua de maneira híbrida, presencial e “on-line” nas regiões destas cidades bases”, falou Adriano Luiz Martins ao convidar o empresariado para participar deste encontro no próximo dia 11, e conhecer melhor o programa estadual.
#
Márcio C Medeiros – Jornalista