10 de junho de 2022
DIA DOS NAMORADOS – Comércio de Marília aberto até as 17 horas neste sábado

Depois de ficar até as 22 horas de sexta-feira, dia 10, aberto exclusivamente com vistas ao Dia dos Namorados, celebrado neste domingo, dia 12, as lojas do comércio da cidade de Marília retomam a expectativa positiva de vendas, para este sábado, dia 11, até as 17 horas, conforme o calendário de abertura especial das lojas marilienses, combinada entre os lojistas que fazem parte da Associação Comercial e de Inovação de Marília. “A data é forte em apelo comercial e a possibilidade de boas vendas é grande”, disse animado o presidente da entidade, Adriano Luiz Martins, ao analisar recente pesquisa desenvolvida pela Boa Vista Serviços, que traçou uma perspectiva positiva para as vendas deste ano, que aponta 44% dos consumidores desejarem presentear neste fim de semana.

De acordo com a pesquisa quantitativa, feita por questionário “on-line” com centenas de consumidores acima de 18 anos de idade de diferentes classes sociais, de âmbito nacional, no período de três a seis de maio, 41% entre os consumidores que comprarão presentes no Dia dos Namorados, a maior parte pretende investir mais, enquanto que 34% manterão os valores habituais e apenas 25% disseram que investirão menos. “O valor médio de investimento será de R$ 327,00, um crescimento de 5,5% em comparação com o mesmo período do ano passado”, apontou Adriano Luiz Martins ao verificar que 27% dos entrevistados investirão acima de R$ 400,00 diante dos 27% dos pesquisados que pagarão de R$ 100,00 R$ 200,00 por um presente no Dia dos Namorados. “Mesmo com 25% dos entrevistados que querem investir menos nessa data, houve um crescimento de 11 pontos percentuais na intenção de investir mais em comparação com 2021”, comparou o presidente da associação comercial de Marília.

Apesar das lojas localizadas nos corredores comerciais da cidade, com funcionamento até as 17 horas neste sábado, dia 11, a preferência dos consumidores retomando hábitos de antes da pandemia, os shoppings centers serão os preferidos dos consumidores com 46%, seguido por lojas nos corredores comerciais com 32%, que representa, 79% dos consumidores com pretensões de comprarem em lojas físicas, com crescimento de 18% nesse ano, no comparativo com 2021. “Os magazines e hipermercados ficaram com 15 e sete por cento das preferencias, respectivamente”, completou Adriano Luiz Martins ao considerar o trabalho de pesquisa da Boa Vista Serviços bem amplo e detalhista. “Infelizmente 19% dos entrevistados, dentro dos 40% que vão priorizar outras despesas, esses não darão presentes por causa do desemprego”, disse ao mostrar algumas dificuldades da população. “17% deste grupo estão endividados e 10% deles não vão presentear porque a renda diminuiu bem”, falou.

Mesmo com toda esse realidade Adriano Luiz Martins ainda está otimista de que a vendas deste ano chegarão próximas aos 10% da elevação no comparativo com o ano passado. “Vivemos um momento animado com o relaxamento da pandemia e a retomada da economia”, opinou. “O Dia das Mães foi bom, o Dia dos Namorados será bom também, o que mostra crescimento da economia, mesmo que de forma reduzida, mas dentro da realidade atual”, disse ao acreditar em índice de elevação maiores para o segundo semestre do ano com o Dia dos Pais, Dia das Crianças, “Black Friday” e o Natal. “Ainda sim tem a mudança de estação que sempre ajuda nas vendas”, acrescentou ao apontar na vacinação a esperança de dias melhores para o varejo em geral. “Quanto mais seguro a população estiver, melhor para as vendas”, falou ao sugerir manter os protocolos de defesa contra a Covid-19.

#

Márcio C Medeiros – Jornalista

Últimas atualizações