A movimentação para o Dia dos Pais, celebrado mundialmente no dia 14 de agosto, no segundo domingo do mês, já começa a alterar a normalidade do funcionamento das lojas de Marília, segundo a Associação Comercial e de Inovação de Marília, em razão do funcionamento do varejo em geral, nos dois primeiros sábados do mês, dias 06 e 13, quando o consumidor terá até as 17 horas, para escolher um presente para os pais. “Sem dúvida será uma grande movimentação, afinal, esta data está entre as de maior intensidade entre as lojas no ano”, disse o presidente da associação comercial mariliense, Adriano Luiz Martins, ao colocar o Natal (dezembro) e Dia das Mães (maio) entre as mais fortes. “O Dia dos Pais é sempre forte, pois o apelo de vendas é muito grande”, reafirmou o dirigente ao colocar o Dia dos Namorados (junho), entre as principais, também.
Para este mês de agosto a maior diferença dos meses anteriores é o funcionamento na sexta-feira, dia 12, das lojas da cidade até às 22 horas, como aconteceu dia 10 de junho e no dia 13 de maio, quando houver o funcionamento do comércio mariliense no período da noite. “Será o penúltimo dia útil do ano com funcionamento das lojas à noite”, disse o superintendente da associação comercial de Marília, José Augusto Gomes, ao lembrar do mês de novembro, dia 25, quando haverá o funcionamento noturno por causa da “Black Friday”. “O mês de dezembro não conta, por ser atípico dos demais meses do ano por causa do Natal”, falou o dirigente mariliense que considera importante a divulgação prévia do horário especial de atendimento das lojas da cidade para que o consumidor não se confunda. “Nesse sentido, é importante que o lojista ajude na divulgação”, solicitou o superintendente da associação comercial.
Mesmo tendo a celebração do Dia dos Pais em agosto, os outros dois sábado do mês, dias 20 e 27, o funcionamento será normal de acordo com o calendário. As lojas ficarão abertas até as 13 horas, com abertura as 9 horas. “A lei somente permite os dois primeiros, por enquanto”, disse José Augusto Gomes que tem conversado com comerciantes associados interessados no funcionamento de todos os sábados do mês. “Existem algumas lojas entre as grandes redes e magazines, que funcionam todos os sábados até o final do dia”, recordou ao lembrar da preocupação trabalhista para que as lojas possam funcionar. “É preciso combinar direitinho, além de cumprir uma série de exigências do dissídio coletivo de trabalho”, explicou o superintendente da associação comercial ao deixar claro a escolha do comerciante. “Uma vez cumprindo as exigências legais, qualquer um pode abrir aos sábados”, falou ao destacar que as lojas localizadas nos shoppings, galerias e condomínios, contam com legislação própria.
Todo o calendário do segundo semestre do ano encontra-se disponível no portal eletrônico da associação comercial de Marília (www.acim.org.br) para ser consultado por comerciantes, comerciários e consumidores. “Com o calendário o comerciante e o comerciários podem combinar os dias de folga e tudo mais, mas nunca deixar de informar o consumidor quando as lojas estarão abertas”, falou ao sugerir campanha no interior das lojas neste sentido. “De nada adianta abrir sem o consumidor visitando as lojas”, falou o presidente da entidade, Adriano Luiz Martins.
#
Márcio C Medeiros – Jornalista