O superintendente da Associação Comercial e de Inovação de Marília, José Augusto Gomes, considerou válida a pesquisa desenvolvida pela Boa Vista, sobre o dia 12 de outubro, quando é celebrado o Dia das Crianças, uma das datas mais tradicionais para o comércio brasileiro e marcada por comemorações e entrega de presentes. “76% dos consumidores irão comemorar e presentear no Dia das Crianças”, disse o dirigente ao lembrar que este índice é o maior registrado nos últimos sete anos. “Vamos ter uma grande movimentação entre as lojas, e por isso, o comércio de Marília funcionará dia 11, terça-feira, até às 22 horas”, anunciou ao solicitar empenho dos lojistas para que informem os consumidores do funcionamento especial das lojas neste dia que antecede o feriado nacional, do dia 12, quarta-feira, quando muitas das lojas estarão fechadas.
De acordo com o dirigente mariliense o ticket médio este ano de investimento do consumidor entre as lojas do varejo será de R$ 221,00, o que é considerado elevado para os padrões atuais, o que deve ser de bom proveito entre os lojistas. “No ano de 2021 o ticket médio foi de R$ 195,00”, apontou José Augusto Gomes, ao calcular uma elevação de 13% entre um valor e outro, apesar das realidades serem diferentes. “Daí a importância do comerciante preparar bem a equipe de trabalho, ter produtos diversificados e preços atrativos”, orientou o superintendente da associação comercial ao observar na pesquisa da Boa Vista de que 42% dos entrevistados investirão pelo menos, o mesmo que investido no ano passado. “Mas 28% vão investir mais”, acrescentou o dirigente mariliense.
Outro aspecto destacado pelo representante da associação comercial de Marília é que 46% dos consumidores ouvidos investirão em lojas localizadas nos bairros, fortalecendo a economia local. 31% deles pretendem investir em lojas do shopping e 22% em magazines. “O importante é que o comércio esteja preparado de uma forma geral, facilitando o poder de escolha do consumidor que vai buscar produtos com qualidade com preços diferenciados”, falou ao orientar os associados para que estejam preparados até mesmo para as vendas eletrônicas, que passaram a fazer parte do contexto varejista. “A pesquisa aponta que 38% dos consumidores pretendem comprar presentes de maneira “on-line”, um crescimento de 4 pontos porcentuais em relação ao ano de 2021”, comentou o dirigente ao lembrar de que as lojas dos principais corredores comerciais da cidade, os magazines, as galerias e os shoppings de Marília estarão preparados para receberem os consumidores de Marília e região estimados em 1,5 milhão, num raio inferior a 100 quilômetros.
Com o tema: Outubro Encantado, a campanha promocional para este mês de outubro por parte da associação comercial visa estimular a presença do consumidor entre as lojas da cidade que são orientadas a oferecerem descontos, além de reforçar o horário de funcionamento das lojas com os dois primeiros sábados do mês funcionando das 9 às 17 horas; dia 11, terça-feira, até às 22 horas; dia 12, quarta-feira, fechado e os três sábados seguintes dias: 15, 22 e 29, no período das 9 às 13 horas. “Procuramos encaminhar essas informações para todos os comerciantes, que devem ajudar na divulgação entre os clientes, para que tenhamos um bom e grande movimento entre as lojas da cidade”, defendeu o superintendente da associação comercial ao direcionar investimento nas mídias sociais e nos veículos de massa sobre o horário. “Mas o comerciante deve ajudar”, reforçou José Augusto Gomes.
#
Márcio C Medeiros – Jornalista