Neste sábado, dia 19, as lojas do comércio de Marília estarão funcionando no período das 9 às 13 horas, conforme o calendário de funcionamento do comércio para este ano. Será o penúltimo da temporada, em razão de que o último será dia 31 de dezembro. “É o que determina o nosso calendário”, pontuou o presidente da Associação Comercial e de Inovação de Marília, Adriano Luiz Martins, ao fazer o anúncio sobre os dias especiais de funcionamento, envolvendo o período da “Black Friday” neste mês de novembro e todo o mês de dezembro com foco no Natal. “Esse é o nosso principal período de vendas e precisamos nos organizar bem e informar o consumidor”, alertou o dirigente ao pedir ajuda na divulgação por parte dos lojistas e comerciários. “Principalmente agora em novembro”, destacou o dirigente mariliense.
Segundo o calendário decidido pelos comerciantes, seguindo o Código de Posturas do Município, as lojas do comércio de Marília funcionarão neste terceiro sábado do mês, dia 19, das 9 às 13 horas, enquanto que na semana seguinte, na sexta-feira, dia 25, as lojas abrirão das 9 às 22 horas e no dia seguinte, sábado, dia 26, das 9 às 17 horas. “Tudo isso por causa da “Black Friday” que é o foco da campanha promocional deste mês”, disse José Augusto Gomes, superintendente da associação comercial preocupado com a divulgação, em virtude da possível confusão entre os sábados abertos até às 17 horas e outros até às 15 horas. “Sem dúvida que isso confunde o consumidor, o maior interessado”, reconheceu o dirigente ao reforçar a ajuda dos comerciantes e comerciários nesta informação. “Novembro tem quatro sábados, sendo três deles com funcionamento até às 17 horas, e apenas um até às 13 horas, sendo este no meio do mês”, apontou a possível confusão por parte do consumidor. “Os dois primeiros sábados de cada mês há anos vem sendo respeitado com funcionamento até às 17 horas”, recordou o dirigente. “Porém, em alguns meses isso torna-se um complicador para o consumidor, saber qual é até às 13 horas e qual em que as lojas abrem até às 17 horas”, comentou ao mostrar uma dificuldade existente entre os lojistas.
No mês de dezembro o problema torna a existir. Todos os quatro sábados do mês, dias 03, 10, 17 e 24 de dezembro as lojas abrem no período das 9 às 17 horas. O último sábado do mês, e coincidentemente o último dia do ano, dia 31 de dezembro, as lojas abrirão das 9 às 13 horas. “Vamos ter que investir na divulgação, pois, certamente muitos consumidores farão confusão”, acredita Adriano Luiz Martins que já vem preparando o calendário para 2023, dentro do que pede o Código de Posturas do Município. “No próximo mês de dezembro os dias 8 (quinta-feira) e 18 (domingo) as lojas abrirão também das 9 às 17 horas, mesmo não sendo um sábado”, apontou o presidente da associação comercial. “E ainda temos os dias: 26 de dezembro e 02 de janeiro, ambos uma segunda-feira, em que as lojas abrirão das 12 às 18 horas”, alertou ao reforçar o pedido de ajuda na divulgação dos horários. “Nos dias 06 e 07, e depois do dia 09 em diante, nos dias úteis, o funcionamento das lojas em dezembro durante a semana, será no período das 9 às 22 horas”, falou ao tornar a dizer, que sábado, dia 31, é das 9 às 13 horas.
Seguindo todos os detalhes que constam na Lei Municipal, Estadual e Federal e principalmente no Código de Posturas e na Convenção Coletiva de Trabalho, o calendário para a temporada de 2023 está quase que concluído e em breve será anunciado pela diretoria da associação comercial mariliense. “A proposta do calendário é para que todos saibam com antecedência, principalmente o consumidor, o dia e horário de funcionamento das lojas”, justificou Adriano Luiz Martins que pretende confeccionar aproximadamente 10 mil exemplares para ser distribuído aos consumidores.
#
Márcio C Medeiros – JORNALISTA