A Associação Comercial e de Inovação de Marília se mantém como integrante da diretoria do Conselho de Desenvolvimento Estratégico de Marília (Codem), com a troca de dirigentes. Adriano Luiz Martins (presidente), Márcia Mesquita Serva Reis (Vice-presidente) e Luis Eduardo Diaz Toledo Martins (secretário) concluíram o primeiro mandato e foram substituídos por Carlos Francisco Bitencourt Jorge (presidente), Fernanda Mesquita Serva (Vice-presidente) e Rangel Pietraróia (secretário). “Vamos continuar o trabalho iniciado e estimulado pela própria associação comercial”, disse Adriano Luiz Martins, atual presidente da entidade associativa e primeiro presidente do Codem, que foi desenvolvido dentro da instituição empreendedora de Marília, em 2017. “O Codem visa conduzir a cidade para se tornar uma referência global em qualidade de vida, prosperidade e inclusão social”, defendeu Adriano Luiz Martins um dos idealizadores do Codem de Marília.
A cerimônia de troca de dirigentes aconteceu na sede da Associação Comercial e de Inovação de Marília, quando representantes de diversas entidades que apoiam o conselho estiveram presentes. O vice-presidente da associação comercial agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância do Codem para o setor produtivo local. “Vamos continuar com a missão de unir esforços de sociedade civil e governo para planejar e construir um conjunto de metas para promover o desenvolvimento sustentável para o futuro de Marília”, disse o presidente do Codem empossado. “Vamos continuar o comprometimento do Codem com a transparência, a ética, a legalidade e a impessoalidade”, ressaltou o presidente do Codem, empossado, ao ser aplaudido por todos os presentes na sede da associação comercial mariliense.
O evento contou com a presença do Prefeito de Marília, Daniel Alonso, bem como de representantes da Câmara Municipal de Marília, como os vereadores Sérgio Nechar e Marcos Custódio. “O Poder Executivo tem muito interesse no sucesso do Codem, em todos os sentidos, pois, são especialistas discutindo, debatendo e estudando alternativas de desenvolvimento para a cidade num todo”, falou Daniel Alonso que também foi um dos incentivadores na criação do Codem em 2017, com a vinda do ex—prefeito de Maringá, Silvio Barros, que assessorou na criação do Codem mariliense. “Feliz a cidade que pode contar com um grupo de especialistas de diversas frentes de desenvolvimento, estudando como melhorar a qualidade de vida da população”, defendeu Marcos Custódio, ao falar em nome do Poder Legislativo de Marília e citar as câmaras técnicas de discussões nas áreas da educação, turismo, tecnologia e inovação, saúde, saneamento ambiental, planejamento urbano e mobilidade, gestão pública dentre outras.
O mandato da direção do Codem é de dois anos. O novo grupo estará à frente do conselho de fevereiro de 2023 a fevereiro de 2025, sem direito a reeleição. Adriano Luiz Martins assumiu oficialmente em julho de 2020, inicialmente de forma provisória, e completando o primeiro ciclo inicial de alinhamento com um período maior de gestão, até mesmo por causa da pandemia. De acordo com Carlos Francisco Bitencourt Jorge algumas câmaras técnicas trocarão de coordenadores. “Para esta função pode haver a continuidade por mais uma gestão, e devemos ter a troca de algumas delas, por questões profissionais”, comentou ao explicar o modelo de gestão do conselho de Marília.
#
Márcio C Medeiros – Jornalista