As datas comemorativas no varejo em geral ajudam muito os lojistas a criarem campanhas especiais para atraírem consumidores com frequencia entre as lojas. Segundo o superintendente da Associação Comercial e de Inovação de Marília, José Augusto Gomes, existem aproximadamente 50 datas em que servem de motivo para a realização de determinada ação para fazer com que o consumidor visite as lojas. “E nesse caso, depende do segmento e da criatividade de cada um”, disse o dirigente mariliense ao lembrar do planejamento necessário para cada uma das ações da loja. “Conhecer as principais datas que movimentam o mercado ajuda o empresário a se antecipar para não perder o “timing” das oportunidades”, acrescentou ao enfatizar que esse tipo de data comemorativa contribua para uma aproximação mais duradoura com o público consumidor, para negócios que se estendam além da data festiva.
Segundo o dirigente da associação comercial de Marília são aproximadamente 50 datas, oficiais ou informais, com os mais variados temas: dia do Sexo, do Chocolate, do Autocuidado e por ai segue. “Para auxiliar nesse planejamento, é recomendado que o empreendedor organize um calendário personalizado para o próprio negócio como uma ferramenta estratégica, permitindo que se programe e execute tarefas diárias com mais eficiência”, orienta o superintendente. “E cada lojista deve se preparar de acordo com o potencial do próprio estabelecimento”, alertou ao chamar a atenção para erro comum de haver maior investimento na promoção do que nos produtos. “O estoque, a equipe de vendas e todos na loja devem estar preparados para a promoção momentânea”, alertou.
O primeiro semestre do ano é marcado por outras datas importantes, como o Dia das Mães, Dia da Mulher, Páscoa, Dia dos Namorados e Dia de São João. De acordo com José Augusto Gomes é preciso ficar atento às mudanças no calendário, pois 2024 é um ano bissexto. A sexta-feira de Carnaval, por exemplo, será dia 9 de fevereiro. A Páscoa, tradicionalmente em abril, neste ano será celebrada em 31 de março. O segundo semestre, por sua vez, começa no clima da Olimpíada de Paris, com abertura marcada para 26 de julho e encerramento no dia 11 de agosto. O período é favorável para os negócios que atuam no setor de Alimentação e Bebidas, que também podem se beneficiar com o Dia Internacional do Chocolate, Dia da Pizza, Dia Internacional da Cerveja, Dia do Sorvete e Dia do Pão. Além disso, o período é marcado por grandes datas comerciais do varejo como o Dia das Crianças e a Black Friday.
José Augusto Gomes aponta alguns dias interessantes para o varejo em geral como dia 14 de fevereiro, Dia Mundial do Amor (Valentine’s Day), ou então em Março com o Dia Internacional da Mulher (Dia 08) ou então o Dia 15 com o Dia do Consumidor; Dia 20 o Dia Internacional da Felicidade e Dia 31 com a Páscoa. “Em abril tem o Dia do Filho, no dia 05”, apontou ao ver no mês de maio o Dia das Mães (Dia 12) como o mais forte de todos. Em Julho estão datas como: Dia 7 – Dia Internacional do Chocolate; Dia 10 – Dia da Pizza; Dia 13 – Dia Mundial do Rock; Dia 16 – Dia do Comerciante; Dia 20 – Dia do Amigo; Dia 24 – Dia Internacional do Autocuidado; e Dia 26 – Dia dos Avós e abertura das Olimpíadas de Paris. “O mês mais criativo”, afirma.
O mês de agosto, segundo José Augusto Gomes, também é sugestivo com o Dia 7 – Dia Internacional da Cerveja; Dia 11 – Dia dos Pais; Dia 18 – Dia da Informática e Dia 21 – Dia Internacional da Moda. “Setembro tem o Dia 15 – Dia do Cliente e Dia 23 – Dia do Sorvete”, apontou ao ver a lista anual, que tem em outubro: Dia 4 – Dia dos Animais; Dia 5 – Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa; Dia 12 – Dia das Crianças; Dia 15 – Dia do Professor; Dia 16 – Dia Mundial do Pão/Dia Mundial da Alimentação; Dia 29 – Dia do Livro e Dia 31 – Halloween. “Novembro e Dezembro já são fortes por natureza com as datas tradicionais”, falou.
#
Márcio C Medeiros – Jornalista