Sempre no dia 20 de Agosto a Associação Comercial e Industrial de Marília celebra aniversário, e desta vez não será diferente, ao completar 87 anos de atividades na cidade, que completou em Abril 92 anos como município. “A associação comercial certamente é uma das poucas instituições que começou com a cidade”, recordou o presidente da entidade, Adriano Luiz Martins, 25º presidente eleito, ao assumir o cargo de presidente em Fevereiro de 2018 pela primeira vez, e sendo reeleito em 2020, após cumprir o primeiro mandato de três ano. “Para qualquer comerciante é motivo de grande orgulho e satisfação poder participar de uma instituição sólida e antiga como a nossa, que se destaca entre as melhores do País”, disse orgulhoso ao destacar a importância da data como reflexão sobre o papel da associação comercial no contexto da cidade.
Para o primeiro tesoureiro da diretoria, Manuel Batista de Oliveira, um dos diretores mais experientes da diretoria executiva, a celebração da data é de fundamental importância, afinal, não é qualquer entidade que atinge essa maioridade. “Para superar oito décadas de atividades intensas, não é para qualquer instituição, e devemos comemorar a data tão importante de forma intensa”, falou o comerciante pioneiro da Zona Sul da cidade de Marília e sempre presente nas últimas diretorias. “Foram muitas as fase superadas pela entidade, até chegar no nível que chegamos”, recordou Gilberto Joaquim Zochio, o primeiro secretário da diretoria da entidade, e presente na diretoria nas últimas décadas. “Os diretores sempre cuidaram da associação comercial como um modelo de gestão a ser seguida”, falou ao passar pelos últimos três presidentes como diretor executivo.
João Gonçalves, Odair Aparecido Martins e Subhi Ahmad Khalil Abu Khalil, são os dirigentes mais longevos, presentes na instituição desde a década de 70, acompanhando a performance da instituição por inúmeros exemplos, desde a sede na esquina das ruas Nove de Julho com a 4 de Abril, ou até mesmo na 4 de Abril e agora no cruzamento das ruas 24 de Dezembro e Prudente de Moraes. “Não tem como comparar a associação comercial daquela época com os tempos de hoje”, disse João Gonçalves em tom saudosista. “Eram outros valores, outros objetivos e o comércio vivia uma situação muito diferente de necessidade”, acrescentou Subhi Ahmad Khalil Abu Khalil, considerado um marco dentro da instituição com a modernização no sistema de consulta ao Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), iniciado em Marília, passando por São Paulo e agora por todo o Brasil. “Hoje a associação comercial está à frente das necessidades do comércio”, afirma João Gonçalves após as experiências ocorridas na pandemia, em que a associação comercial antecipou uma série de ações em benefício dos comerciantes.
Odair Aparecido Martins já ocupou todos os cargos existentes na diretoria executiva, inclusive, sendo presidente temporariamente. Atualmente no Conselho Fiscal da diretoria, tem no filho Eduardo Souza Martins, atual segundo secretário da diretoria executiva, a continuidade em participar das atividades da entidade. “Para qualquer empreendedor, fazer parte da diretoria da associação comercial é motivo de muito respeito à classe que participa”, disse o experiente comerciante que nos principais momentos da entidade esteve presente, desde as grandes conquistas, até mesmo nos momentos mais delicados que a economia atravessou. “A associação comercial sempre foi o farol do empresariado da cidade”, disse ao recordar algumas situações vividas.
Nestes 87 anos de atividades na cidade, comerciantes como: Tertuliano Soares Albergaria, José Matheus Carlos, Francisco de Paula Leite Sobrinho, José Carlos de Almeida Negreiros, José Antônio Barbosa, Trajano Moraes Pupo, Davino Alves de Souza, Miguel Granito Neto, Lupércio Garrido, José Rojo Lozano, Attos Fragata, Domingos de Leo, Armando Biava, Carlos Spressão, Pedro Gelsi, Miguel Guzardi, Kalil Haddad, Pedro Pavão, Nelson Mora, Marcos Santana Rezende, Sérgio Lopes Sobrinho, Daniel Alonso, Libânio Victor Nunes de Oliveira e Adriano Luiz Martins, se dedicaram à frente da instituição contribuindo para a celebração nos dias de hoje. “Escrevemos uma bela história que ainda será melhor destacada no futuro”, falou o atual presidente.