A diretoria da Associação Comercial e Industrial de Marília atendendo uma solicitação de um grupo de comerciantes da cidade, resolveu aderir à campanha nacional desenvolvida pelo Governo Federal, denominada de Semana do Brasil, que reúne os maiores varejistas do país, com ofertas, promoções e descontos. “Sem dúvida uma excelente oportunidade para reforçarmos as campanhas promocionais e estimular o varejo em geral”, disse o presidente da entidade mariliense, Adriano Luiz Martins, ao tomar conhecimento da performance da campanha que vem ganhando força e adesão ao longo dos últimos anos, e desta vez com a participação das lojas do comércio de Marília. “Esta campanha está sendo conhecida como a “Black Friday” brasileira, e em breve pode se tornar uma data importante para o comércio”, comentou o dirigente mariliense ao apontar a criatividade como sendo uma alternativa para superar o momento delicado que os lojistas vivem após a pandemia.
De acordo com o superintendente da associação comercial mariliense, José Augusto Gomes, o mês de Setembro passa a ter dois apelos comerciais para as promoções no varejo. Além da “Semana do Consumidor” agora passa a existir a “Semana do Brasil”, como sendo os focos promocionais entre os lojistas. “Setembro sempre era lembrado com a questão do início da primavera e as liquidações do outono e inverno”, recordou o dirigente de Marilia que também é favorável a apelos comerciais mais específicos. “No segundo semestre do ano o mês de Setembro era o único que não tinha um tema forte, e agora passa a ter dois”, falou ao iniciar os preparativos para os investimentos institucionais da entidade, como forma de assessorar os comerciantes de Marília.
Para José Augusto Gomes a primeira quinzena do mês de Setembro será dedicada para a “Semana do Brasil”, com a inclusão do Dia 7 de Setembro, Dia da Independência do Brasil, feriado nacional, enquanto que a segunda será para a “Semana do Consumidor”. “A primeira etapa será de 1 a 12 de Setembro, enquanto que a segunda será de 13 a 30”, falou ao sugerir esses períodos, porém, a decisão será por parte dos comerciantes que devem se reunir, ainda este mês, para decidirem sobre o horário de funcionamento especial do comércio de Marília nos meses de Setembro, Outubro, Novembro, Dezembro e Janeiro, e as campanhas promocionais de: Semana do Brasil e Semana do Consumidor (Setembro), Dia das Crianças (Outubro), “Black Friday” (Novembro) e o Natal (Dezembro). “Faremos esta reunião em virtude de que a pandemia encontra-se em uma fase menos intensa e o comércio passa a caminhar para a normalidade antes do início da pandemia”, disse Adriano Luiz Martins ao lembrar que a assembleia geral extraordinária é soberana e a decisão será aceita por todos do comércio de Marília. “Por isso, a importância de participar, opinar e votar”, falou.
Adriano Luiz Martins lembra que a promoção “Semana do Brasil”, foi realizada pela primeira vez em 2019, quando a ação promocional levou o comércio nacional a crescer 11,3% entre os dias 6 e 15 de Setembro daquele ano, na comparação com o mesmo intervalo de 2018, quando o evento ainda não existia, com base nos dados da Cielo, empresa no segmento de pagamentos eletrônicos. A nova semana de descontos puxou especialmente, as vendas do comércio eletrônico (18,5%) e de shopping center (8,5%). As categorias que mais cresceram foram as de cosméticos (19,8%), móveis, eletro portáteis e lojas de departamento (12,6%) e vestuário e artigos esportivos (6,1%). “Vamos promover promoções, com preços atrativos, atendimento especial e boas oportunidades de compra e venda em nossa cidade”, disse animado o presidente da associação comercial ao chamar a atenção para os protocolos de saúde pública, mesmo com o funcionamento das lojas em horário normal.