19 de julho de 2023
ACIM VISITA – Novo serviço de auxílio é lançado em Marília

A Associação Comercial e de Inovação de Marília lançou, em comemoração ao Dia do Comerciante, celebrado mundialmente no dia 16 de julho, um novo serviço de auxílio aos lojistas em geral com o propósito de oferecer orientação prévia para evitar que a empresa seja fiscalizada e multadas por órgãos de fiscalização local, estadual ou federal. Denominado de “Acim Visita”, o programa já está em desenvolvimento. “É a fiscalização do bem”, disse o presidente da entidade, Adriano Luiz Martins ao considerar importante este tipo de orientação. “O lojista muitas vezes é surpreendido com obrigações legais e regulatórias que geralmente são desconhecidas por ele”, falou ao fazer o alerta. “E por não saber, é penalizado com autuações e multas”, argumentou o dirigente ao afirmar que diversos aspectos negligenciados podem resultar em penalidades à empresa.

Na opinião do superintendente da associação comercial local, José Augusto Gomes, hoje é de fundamental importância que a gestão da empresa seja enxuta e com o máximo de conhecimento possível. “A margem de lucro já não é grande, a concorrência é acirrada e ainda tem a elevada carga tributária”, apontou o dirigente mariliense ao ver na multa ou autuações como casos delicados em que, dependendo da penalidade, pode fechar uma empresa. “Muitas não contam com fluxo de caixa ou capital de giro”, lembrou sem falar no relacionamento com estoques e investimentos. “O programa, “Acim Visita”, tem o objetivo de alertar, mostrar, orientar, verificar e checar se a empresa corre algum tipo de risco de uma fiscalização, seja ela qual for”, falou ao lembrar de que o programa foi desenvolvido, justamente para evitar que o empresário seja penalizado.

José Augusto Gomes explica que o programa “Acim Visita”, que é um dos programas gratuitos oferecido pela entidade, passou por um período de testes nos últimos dias, quando aproximadamente 100 comerciantes receberam visitas dos agentes da associação comercial, e a maioria das empresas apresentava pelo menos um problema, que, ao ser identificado pelos agentes da associação comercial, foi prontamente orientada a correção. Além da orientação e instalação das placas de aviso dos mais diversos, são abordados temas como precificação de produtos e questões relacionadas à fiscalização do trabalho, IPEM e ECAD. “Os comerciantes interessados também podem entrar em contato com a Associação Comercial e pedir uma destas visitas”, ressaltou o superintendente da entidade mariliense.

De acordo com Adriano Luiz Martins este programa vai ao encontro de uma das diretrizes da diretoria atual de orientar e assessorar o empresariado em geral, igual ao que foi feito intensamente na época da pandemia. “A “fiscalização do bem” proporcionada pelo programa Acim Visita visa garantir o cumprimento das obrigações legais e evitar autuações e multas injustas por desconhecimento e atenção, promovendo um ambiente mais favorável aos negócios e ao desenvolvimento econômico de Marília e da região”, disse o presidente da Associação Comercial e de Inovação de Marília.