29 de fevereiro de 2024
COMÉRCIO VAREJISTA – Lojas abrem no sábado até às 17 horas em Marília

As lojas do comércio da cidade de Marília estarão abertas neste sábado, dia 02 de março, o primeiro sábado do terceiro mês do ano, quando sempre as lojas ficam abertas até às 17 horas, conforme o calendário especial de funcionamento do comércio mariliense. Sempre o primeiro e segundo sábado do mês as lojas abrem até mais tarde, diferente dos demais em que os estabelecimento comerciais ficam abertos até às 13 horas. “Mas este mês, o último sábado do mês, também as lojas estarão abertas até às 17 horas”, disse o superintendente da Associação Comercial e de Inovação de Marília, José Augusto Gomes, observando o calendário definido pelos próprios comerciantes da cidade. “No mês de março serão três sábados com funcionamento especial”, frisou o dirigente ao lembrar que na sexta-feira, dia 29, a abertura do comércio é facultativa. “Será a Sexta-feira Santa”, alertou José Augusto Gomes.

O funcionamento das lojas do comércio de Marília está passando, segundo o dirigente da associação comercial, por um período de transição em razão do desejo de alguns lojistas de abrirem as lojas nos finais de semana e feriado. “Isso é possível desde que se respeite a convenção coletiva de trabalho”, disse o superintendente da entidade que desta vez está disponibilizando o acordo entre empregadores e empregados através de “QR Code” no próprio calendário distribuído gratuitamente para qualquer interessado. “Ao se conectar com o portal da associação comercial o comerciante terá todas as informações sobre a abertura da loja nos feriados e fim de semana”, disse o dirigente mariliense.

De acordo com José Augusto Gomes é de fundamental importância que o consumidor esteja devidamente informado sobre o funcionamento das lojas independentemente do dia. “Abrir a lojas e não avisar o consumidor é um risco muito grande”, disse ao lembrar que as lojas localizadas em shopping, galerias e condomínios contam com legislação própria de horário de funcionamento e dia de abertura. “As lojas nos corredores comerciais precisam investir na publicidade para que o consumidor saiba que a loja está aberta num dia especial”, insiste o dirigente acostumado com este tipo de situação. “Há décadas a associação comercial faz isso, mas hoje o lojista precisa reforçar”, explicou ao lembrar da necessidade de informar o consumidor, principalmente num dia atípico. “O consumidor está acostumado com o trivial”, falou. “Quando se trata de algo diferente é preciso avisar”, ensinou ao fazer com que a associação comercial informe o básico.

José Augusto Gomes reconhece que muitos consumidores se confundem com os sábados abertos até às 17 horas e aqueles em que o funcionamento é até às 13 horas. “Temos um serviço de atendimento telefônico na Acim especialmente para isso, e as ligações são muitas, apesar de colocarmos nas mídias sociais e no portal eletrônico”, falou ao solicitar a colaboração dos comerciantes para que também informem os consumidores de alguma forma. “Houve uma época em que todos agiam igual: quando fechavam, todos ficavam fechado, mas hoje a necessidade faz com que cada loja faça diferente, e neste caso o consumidor pode ficar confuso”, opinou ao reforçar a necessidade da divulgação do horário de atendimento da loja nos feriados e sábados. “Sem contar o comércio eletrônico que está aberto 24 horas do dia, sete dias da semana”, lembrou.

#
Márcio C Medeiros – Jornalista

Últimas atualizações