18 de setembro de 2023
DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA – Dirigente alerta para o perigo da sequência de feriados seguidos

O superintendente da Associação Comercial e de Inovação de Marília, José Augusto Gomes, demonstrou preocupação ao tomar conhecimento sobre a sanção do Governador Tarcísio de Freitas, no sentido de efetivar o feriado do dia 20 de novembro, como celebração paulista ao Dia da Consciência Negra. “Para o comércio, indústria e prestadores de serviço não é produtivo uma sequência de feriados neste período do ano”, disse o dirigente ao fazer o alerta no sentido de que, assim sendo, dia 02 de novembro (quinta-feira) será feriado (Finados), bem como dia 15 de novembro (quarta-feira) com a Proclamação da República, dia 20 agora com a Consciência Negra (segunda-feira) e na primeira semana de dezembro, Dia 08 (sexta-feira), com o feriado municipal de Imaculada Conceição. “E serão feriados prolongados”, alertou o dirigente em tom de preocupação.

As comemorações do varejo em geral com a “Black Friday” e com o Natal estão comprometidas, com o enfraquecimento do fluxo de consumidores entre as lojas no início das campanhas. “Muitos comerciantes antecipam as vendas da “Black Friday”, que praticamente grudou com o Natal”, disse ao mostrar os poucos dias produtivos que existirão no mês de novembro, principalmente. “É preciso rever esta situação”, sugeriu ao procurar em uma futura reunião na Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo, trocar ideias a respeito. “Ou então os comerciantes seguirem a lei e abrirem as lojas normalmente”, propõe como alternativa caso o Governo Estadual mantenha o feriado com o fechamento das lojas. “A lei permite a abertura, desde que o lojista efetue os pagamentos convencionais”, reforçou ao sugerir uma avaliação individualizada neste sentido. “Cada um sabe a condição que tem a loja para o cumprimento da lei nestes casos”, orienta.

A preocupação com o novo feriado aumenta em razão de que a Câmara dos Deputados estuda colocar o feriado como Nacional. O Senado Federal já aprovou a proposta ficando para os Deputados Federais a conclusão. “Penso que a classe produtiva deveria ser ouvida, e um amplo debate neste sentido poderia ser promovido”, falou ao deixar claro que não há nada contra ao movimento entre os ativistas negros por marcar a morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, neste dia 20 de novembro. “É preciso que haja bom senso de todos os lado”, sugere ao prever dificuldades entre os comerciantes que normalmente ficam divididos nestes assuntos. “Novembro e dezembro são os meses principais do varejo no ano, e mais ainda no semestre”, reforçou ao lembrar que somando este novo feriado, o penúltimo mês do ano será o de maior quantidade de feriados. “Neste ano seriam três dias úteis com as lojas fechadas, sendo três semanas com feriados alongados”, disse ao procurar mostrar a dimensão da lei assinada pelo Governador Tarcísio de Freitas.

Por outro lado José Augusto Gomes ratifica de que, com a sanção do Governador do Estado de São Paulo publicada no Diário Oficial do Estado com a data de 14 de setembro, isto já é um fato, ou seja, todos os municípios paulistas deverão seguir o calendário e declarar o dia 20 de novembro como feriado estadual. “Não tem muito o que fazer agora”, lamentou a dirigente de Marília ao deixar claro que a abertura da loja nos feriados deve seguir a convenção trabalhista assinada entre os representantes dos empregadores e dos empregados. “Infelizmente não houve uma ampla discussão sobre o assunto, e novamente a classe empreendedora vai pagar a conta”, disse ao lamentar a atitude, apesar da importância da data que se faz necessária ser destacada.