8 de maio de 2023
DIA DAS MÃES – Comércio de Marília se prepara para abrir na 6ª feira até às 22h

As lojas do comércio de Marília estão se preparando para o funcionamento especial neste mês, na sexta-feira, dia 12, até às 22 horas e no sábado, dia 13, até às 17 horas, para a celebração do Dia das Mães, comemorado mundialmente no segundo domingo deste mês. Por ser o segundo melhor período de vendas no varejo em geral, sendo superado, apenas, pelo Natal em dezembro, a expectativa do presidente da Associação Comercial e de Inovação de Marília, Adriano Luiz Martins, é que haja uma elevação nas vendas na ordem de sete por cento no comparativo com o movimento realizado no ano passado. “Movimento haverá bastante, porém, venda efetiva é uma outra realidade, apesar de vivermos um bom momento para o comércio”, disse o dirigente entusiasmado com o período. “É o principal momento do varejo no primeiro semestre do ano”, apontou.

Adriano Luiz Martins lembra que neste ano de 2023 serão apenas cinco vezes em que as lojas do comércio de Marília abrirão até às 22 horas, antes do mês de dezembro, quando serão 12 dias apenas naquele mês do ano. Destas cinco vezes que antecedem o Natal, em dezembro, serão: Dia das Mães (12 de maio), Namorados (09 de junho), Dia dos Pais (11 de agosto), Dia das Crianças (11 de outubro) e na “Black Friday” (24 de novembro). “Nesses dias, que serão sempre sexta-feira, exceto em outubro que é uma quarta-feira, as lojas abrem até às 22 horas”, disse o superintendente da associação comercial de Marília, José Augusto Gomes, observando o calendário de funcionamento do comércio de Marília, divulgado no começo do ano, dentro das leis: federal, estadual e municipal. “Esses dias estão protegidos por lei”, garantiu o dirigente da entidade mariliense.

Por ser considerado um mês diferenciado, o mês de dezembro terá 12 dias úteis com funcionamento das lojas no período das 9 às 22 horas, conforme a lei e o calendário previamente confeccionado e disponível no portal eletrônico da associação comercial (www.acim.org.br). “Em dezembro vamos começar no dia 06 e terminar no dia 22, exceto dia 08 que é feriado municipal e as lojas funcionarão até às 17 horas, igual aos sábados e no domingo dia 24 de dezembro, que também estará com as lojas abertas até o final do dia”, explicou o dirigente. “O dia das mães abre a temporada com o funcionamento à noite”, destacou Adriano Luiz Martins que considera importante este tipo de alternativa, em virtude de que são datas comemorativas com grande apelo comercial e que sempre promovem uma movimentação intensa entre as lojas. “Isso é inquestionável”, falou.

O mês de maio já contou com um feriado durante a semana, com o 1º de maio, numa segunda-feira. Em junho terá o Corpus Christi, uma quinta-feira, enquanto que no dia 9, sexta-feira, a abertura é até às 22 horas, como forma de compensação, para o Dia dos Namorados que é celebrado dia 12 de junho, considerado uma data importante, semelhante ao Dia das Crianças, em outubro. “Quem vem ganhando força a cada ano é a “Black Friday” que a cada ano vem crescendo em força e já está afetando as vendas do Natal, com a antecipação das vendas”, opinou o dirigente da associação comercial ao apontar o mês de novembro como o que mais feriados em dias úteis conta, a partir de agora. “Era o mês de abril, que já passou”, somou Adriano Luiz Martins com três dias de feriado, e agora somente dois em novembro. “Dezembro não conta por ser diferente em tudo”, falou.