
Dirigentes de 19 associações comerciais na região centro-oeste do interior do Estado de São Paulo, estarão reunidos na próxima quinta-feira, dia 27, das 9h às 13h, na sede da associação de Marília, para um encontro de planejamento e de programas. Segundo o presidente da Associação Comercial e de Inovação de Marília, Carlos Francisco Bitencourt Jorge, o encontro estava marcado com antecedência entre os próprios dirigentes das entidades, para o início dos encontros mensais em 2025. “Vamos nos organizar quanto aos próximos encontros, os assuntos mais prioritários e as diferenças entre encontro de capacitação e de planejamento”, disse o anfitrião do evento ao convidar todos os diretores executivos, presidentes e demais funcionários administrativos de associações comerciais das 19 cidades da região.
O programa Intal – Instituto de Talentos está na pauta da reunião entre os representantes de associações comerciais do interior paulista. De acordo com o superintendente da associação comercial mariliense, José Augusto Gomes, O Instituto Talentos conecta estudantes do ensino médio e superior ao mercado de trabalho por meio de programas de estágio, oferecendo soluções personalizadas que atendem de forma completa às demandas das empresas. “Este programa visa transformar o time com talentos preparados e alinhados às necessidades da empresa”, disse o dirigente de Marília. “O programa quer criar oportunidades para estudantes e proporcionar às empresas uma estratégia eficiente para inovação e crescimento”, comentou ao apontar as vantagens do programa oferecido pela Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) como: Redução de custos com encargos trabalhistas; Flexibilidade na carga horária e contratos; Formação de profissionais alinhados à cultura e aos objetivos da empresa; e Contribuição para o desenvolvimento profissional e social da comunidade. “O programa de estágio é a solução ideal para empresas que buscam inovação, agilidade e redução de custos, ao mesmo tempo em que apoiam o desenvolvimento de futuros profissionais”, completou Carlos Francisco Bitencourt Jorge.
Com o objetivo de melhorar os encontros futuros, o representante da Associação Comercial e de Inovação de Marília quer conversar com os demais dirigentes no sentido de ser criado um calendário de encontros específicos, constantes e frequentes. “De maneira antecipada todos poderão se programar e participarem com mais certeza”, defende o presidente da entidade mariliense que vai sugerir encontros de capacitações para diretores, funcionários, executivos e presidentes. “Vamos conversar, também, sobre problemas comuns e soluções práticas entre as atividades das associações comerciais”, ressaltou Carlos Francisco Bitencourt Jorge que considera importante os encontros regionais, afinal, a realidade do interior normalmente é diferente dos grandes centros. “Por isso, precisamos conversar mais”, afirmou.
Em todos os encontros envolvendo representantes das associações comerciais, haverá no encontro da próxima quinta-feira um momento para que as associações comerciais se manifestem. “É o momento que falamos sobre novidades, ideias e propostas que surgiram e que serão compartilhadas com as demais”, recordou José Augusto Gomes, ao acrescentar a possibilidade de ser apresentada alguma dificuldade, também. “Dai a importância de estarmos sempre juntos, pois, uma ideia ou uma ação individual, pode ajudar o grupo todo”, falou ao aguardar as presenças de todos os dirigentes de associações comerciais da região.
LEGENDA – José Augusto Gomes e Carlos Bitencourt preparam recepção para dirigentes de associação comercial da região
#
Márcio C Medeiros – Jornalista