9 de maio de 2023
FACESP – Encontro em SP cria novas opções, faz avaliação e planeja ações

O vice-presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Adriano Luiz Martins, participou de recente reunião realizada na sede da entidade paulista, em São Paulo, quando uma pauta intensa de assuntos importantes foi amplamente discutida entre todos os vice-presidentes da federação. “Foi um encontro bem esclarecedor e já iniciando algumas ações que vão impactar nas associações comerciais paulistas em breve”, disse o vice-presidente da região administrativa de número 15, envolvendo 20 associações comerciais do centro-oeste do interior de São Paulo. “Ficou definido que o Plano de Fortalecimento das Associações Comerciais (Pfor) será atualizado e passará a ter como objetivo central o apoio às entidades na comercialização e na performance dos produtos e dos serviços do portfólio Facesp”, disse Adriano Luiz Martins, atual presidente da Associação Comercial e de Inovação de Marília.

O dirigente de Marília que representa a região disse que uma comissão de vice-presidentes, que contará com o apoio da superintendência-geral da federação, será criada, para discutir e estabelecer uma estratégia e um plano de ação para que as associações comerciais possam receber o suporte necessário a fim de aumentarem as vendas das soluções inteligentes oferecidas aos empreendedores e, desta forma, gerar novas receitas. “Isto será importante para impulsionar algumas associações comerciais, principalmente as de pequeno porte”, disse o dirigente que participou da reunião por completo. “O chamado PFor tem sido fundamental na gestão das entidades, e, esta próxima fase servirá para aumentar a receita e de sermos sustentáveis”, acredita o dirigente regional.

Outro detalhe apresentado pelo vice-presidente da Facesp na região foi quanto a um maior apoio às entidades. “Será criada uma nova empresa parceira da Rede Facesp, que se chamará: Central de Rede, que irá apoiar as associações comercias na organização da parte comercial”, anunciou Adriano Luiz Martins, ao citar o nome de Henrique Noya que será o responsável pela nova empresa. “Ele foi apresentado aos dirigentes e mostrou-se bastante comprometido”, comentou o presidente da associação comercial de Marília, ao acrescentar que, além da Central de Rede, as associações comerciais seguirão com o apoio dos agentes do Plano de Fortalecimento (Pfor), que serão acomodados em uma nova distribuição regional, visando a otimização das atividades.

A reunião realizada na capital paulista também avaliou a realização do 20º Congresso da Facesp, que aconteceu no mês passado em Atibaia. Duzentas e dezessete associações comerciais estiveram presentes, o que representa 65% delas na Rede Facesp. Foram 1.458 participantes. Alguns resultados da pesquisa de avaliação sobre o congresso foram divulgados. Na pergunta sobre a programação geral, 98% avaliaram como excelente ou boa. A abertura solene recebeu 92% de avaliação excelente ou boa. E, por fim, 83% avaliaram as palestras como excelentes ou boas. A Facesp já prepara a nova edição do Congresso. “Foi um excelente evento e nossa região fez um bom papel estando com 13 associações comerciais presentes, com 65% de participação”, elogiou o dirigente do centro-oeste paulista responsável por 20 associações comerciais.