27 de março de 2024
FEIRA DA EMPREGABILIDADE – Associação Comercial participa pelo segundo ano seguido

A Associação Comercial e de Inovação de Marília participa pelo segundo consecutivo da Feira da Empregabilidade, que aconteceu no Ginásio de Esportes Neusa Galetti, na quarta-feira, dia 27, quando teve a oportunidade de receber inúmeros currículos que serão oferecidos para as empresas associadas. “Estamos reformulando nosso programa de Recursos Humanos e vamos oferecer para as lojas indicações de pessoas que tenham interesse em trabalhar no varejo em geral”, disse o presidente da entidade, Carlos Francisco Bitencourt Jorge, que considera a feira como uma excelente oportunidade para as pessoas que buscam oportunidades para deixarem o desemprego, ou alcançarem objetivos maiores na carreira profissional.

A Feira da Empregabilidade é uma ação da Prefeitura Municipal de Marília, através das secretarias municipais: da Assistência e Desenvolvimento Social e, também, do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, com apoio conjunto do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), Regional de Marília. “Para o varejo é uma excelente oportunidade quando as lojas necessitam de empregados temporários e buscam contratações em curto espaço de tempo”, disse José Augusto Gomes, superintendente da associação comercial de Marília, ao lembrar que a entidade chegou a ter um amplo banco de dados neste sentido. “Estamos reformulando este programa para oferecer aos empresários que estão chegando na cidade para a instalação do empreendimento”, falou ao ser bastante procurado neste sentido.

Nesta segunda edição da Feira da Empregabilidade, mesmo aqueles que não contam com um curriculo pronto, tiveram a chance de elaborar um, recebendo orientação na apresentação do documento, bem como receberam dicas de como se comportar numa entrevista de emprego. “A Unimar foi fundamental nesta orientação”, disse Carlos Francisco Bitencourt Jorge ao lembrar do fato da universidade ter um departamento específico neste sentido que já ajuda alunos da instituição a ingressarem no mercado de trabalho. “O legal de fazer uma feira desta num Ginásio é a infraestrutura existente”, lembrou José Augusto Gomes que organizou um estande próprio para a associação comercial, com a presença da responsável pelo departamento de Recursos Humanos, Paula Ishibashi, que pessoalmente fez o atendimento na feira que contou com dezenas de empresas do setor e das áreas do comércio, indústria, serviço, supermercadista, combustível, alimentação, ensino, concessionárias de veículos, dentre outras.

Na avaliação de Carlos Francisco Bitencourt Jorge iniciativas como esta são importantes para a economia local. “São muitas as empresas que vivem a expectativa de contratações”, disse entusiasmado ao perceber o desejo de muitos empresários no aumento das vendas, principalmente. “Para o varejo a venda é o básico: se não vender não cresce”, falou ao citar os prestadores de serviço que formam uma grande parcela no comércio em geral. “Neste caso é preciso, em alguns casos, da especialidade”, comparou. “Temos um programa de estágio na entidade, que também ajuda neste sentido”, recordou o presidente ao citar o Programa Aprendiz de Talento que é oferecido aos associados que, a partir das necessidades da empresa interessada, é proposto um diferencial, tendo como foco principal a integração do aprendiz às atividades desse segmento. O Programa de Aprendizagem tem a duração mínima de 15 e no máximo de 24 meses, distribuídos em teoria e prática. O aprendiz passa a ter aulas concomitantes com a prática na empresa, sendo um dia voltado à aprendizagem, com carga horária entre 4 e 6 horas diárias.