12 de setembro de 2023
FEIRA DE EMPREGABILIDADE – Associação Comercial recolhe currículos para empresas

A Associação Comercial e de Inovação de Marília participou da 1ª Feira de Empregabilidade que reuniu 13 representantes de empresas na região central da cidade, oferecendo 500 vagas de empregos iniciais e a oportunidade de entregar currículos para futuras oportunidades de emprego. Segundo o presidente da entidade empreendedora de Marília, Adriano Luiz Martins, é importante que os interessados deixem os currículos em todos os locais onde são ofertados empregos imediatos, em curto prazo ou empregos permanentes. “Estamos criando um banco de dados com estas informações”, avisou o dirigente que participou deste primeiro evento, e que continuará à receber os currículos na sede da associação comercial. “Temos o Programa Aprendiz de Talento que tem como objetivo a integração de jovens ao mercado de trabalho”, disse o dirigente ao lembrar da Lei 10.097/00, a Lei do Aprendiz que ajuda neste sentido.

De acordo com o superintendente da associação comercial mariliense, José Augusto Gomes, duas atendentes da entidade estiveram das 9 às 17 horas, na 1ª Feira de Empregabilidade recolhendo os currículos, e distribuindo panfletos sobre o programa e oferecendo o “QR Code” para acesso imediato aos interessados em se cadastrar. “Temos um banco de dados que oferece currículos para as empresas interessadas e auxiliamos na indicação de pessoas para determinadas vagas”, falou o dirigente de Marília, ao lembrar que a proposta do Programa Aprendiz de Talento está voltada ao contínuo aperfeiçoamento de processos, estabelecendo modernos e ágeis procedimentos, bem como ferramentas que propiciem a formação e capacitação por meio da aprendizagem.

José Augusto Gomes explica que as informações não estão disponibilizadas no portal eletrônico da entidade, em razão dos cuidados com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), porém, as empresas associadas que se interessarem por currículos, devem entrar em contato com a secretaria da entidade, que a seleção será feita. “O jovem deve encaminhar o curriculo para nós, seja de forma eletrônica ou física, e as empresas devem entrar em contato conosco, demonstrando interesse em localizar interessados”, explicou ao tomar muito cuidado com as informações pessoais dos candidatos. “O Programa de Aprendizagem Aprendiz e Talento é mais uma ferramenta de melhoria na mão de obra oferecida”, acrescentou ao lembrar que o programa é estruturado pelos conceitos: trabalho, identidades, ética e projeto de vida, dentre outros.

O presidente da associação comercial de Marília destaca que o Programa Aprendiz de Talento é oferecido aos associados que, a partir das necessidades da empresa interessada, é proposto um diferencial, tendo como foco principal a integração do aprendiz às atividades desse segmento. O Programa de Aprendizagem terá a duração mínima de 15 e no máximo de 24 meses, distribuídos em teoria e prática. O aprendiz terá aulas concomitantes com a prática na empresa, sendo um dia voltado à aprendizagem, com carga horária entre 4 e 6 horas diárias. “Mas temos também oportunidades para estagiários”, destacou José Augusto Gomes ao lembrar que podem ser estagiários estudantes à partir de 16 anos, matriculados no Ensino Médio, no Ensino Técnico e no Ensino Superior. “Vale também para alunos da Educação de Jovens e Adultos e da Educação Especial”, completou ao apontar a Lei 11.788/08 que garante a contratação. “Até para deficientes físicos temos programas para o mercado de trabalho”, falou José Augusto Gomes com base na Lei 8.213/91, que estabelece cotas obrigatórias a empresas com 100 ou mais funcionários.