11 de julho de 2023
INTERCÂMBIO – Associação Comercial recebe visitas de dirigentes rio-pretenses

Dirigentes da Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto, da cidade de São José do Rio Preto, estiveram na sede da Associação Comercial e de Inovação de Marília, conhecendo o local e os serviços prestados aos associados da entidade mariliense, como forma de intercâmbio entre as duas instituições, já que recentemente dirigentes marilienses estiveram conhecendo a sede da entidade rio-pretense. “Considero essa troca de experiências importantes para ambos os lados”, disse o presidente de Marília, Adriano Luiz Martins, que já esteve em São José do Rio Preto algumas vezes, conhecendo o potencial da entidade daquela cidade. “A associação comercial de lá foi fundada em 1920, antes da nossa”, destacou o dirigente ao recepcionar Paulo Sader (Facesp), Jean Daher, vice-presidente da associação comercial e Wilson Konda, gerente administrativo.

No encontro realizado em Marília foi possível conversar sobre uma série de assuntos, e principalmente conhecer pessoalmente a execução de alguns serviços que são realizados pela associação comercial mariliense, que vem se destacando no âmbito estadual e nacional, pela versatilidade das ações e principalmente pelos serviços oferecidos. “Foi possível mostrar, explicar e conversar a respeito sobre vários programas que temos à disposição aos nossos associados”, explicou o superintendente da Associação Comercial e de Inovação de Marília, José Augusto Gomes. “Hoje temos aproximadamente 30 serviços entre os gratuitos e os pagos de acordo com o uso, além de condições especiais para o empreendedor que está começando, se mantendo e o que está crescendo”, falou o dirigente mariliense que também já esteve em São José do Rio Preto conhecendo a entidade parceira.

O ambiente de inovação foi um dos setores da entidade de Marília em que mais se dedicou tempo para visitação, por ser uma novidade entre as associações comerciais, principalmente pelo fato de ser uma das pioneiras nesta ação. “Os nossos centros de pesquisas, incubadora e de aceleradora de empresas, vem chamando atenção de muita gente, ainda mais agora que passamos a fazer parte da Rede Paulista de Ambientes de Inovação e Incubadoras, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado de São Paulo”, disse Carlos Francisco Bitencourt Jorge, atual vice-presidente da diretoria da associação comercial, e o diretor responsável pelo Ambiente de Inovação da Associação Comercial e de Inovação de Marília. “O nosso programa de telefonia celular é outro que vem chamando a atenção de muitas associações comerciais, por Marília ser um dos centros de operação do País”, acrescentou José Augusto Gomes, ao acompanhar o grupo visitante entre os diversos setores da entidade de Marília.

Fundada em 17 de outubro de 1920, a Associação Comercial de São José do Rio Preto foi criada com a missão de congregar a classe empresarial da cidade, defendendo os interesses da categoria. Autêntico fórum de debates, a Acirp atravessou o século 20 tornando-se a porta-voz empresarial mais representativa da região Noroeste Paulista. “Em todos os seus momentos, esteve à frente de lutas memoráveis em defesa do progresso dos empresários, com participação decisiva na vida econômica, política e social de São José do Rio Preto”, disse Paulo Sader, atual vice-presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo, naquela região do estado. “Nos tempos antigos até os dias de hoje, a Acirp participa de decisões fundamentais para o desenvolvimento de São José do Rio Preto”, acrescentou Jean Daher. “A entidade, por muitas vezes, teve papel de Secretaria de Comércio e Indústria, e também encabeçou muitas lutas em prol da melhoria econômica da cidade”, frisou Wilson Konda.